sábado, junho 01, 2019

Preconceito ou posicionamento doutrinário?

      “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.Efésios 5.15-17

      As pessoas confundem preconceito que gera ódio e intolerância, levando a algum tipo de violência, com posicionamento doutrinário, e isso ocorre principalmente com aqueles de religiões não evangélicas ou protestantes. É preciso entender e aceitar que religiões diferentes têm interpretações diferentes sobre Deus, vida eterna, espiritualidade, seres espirituais etc, e algumas das interpretações são radicalmente opostas. Evangélicos sabem disso quando acreditam em pecado, diabo e inferno, e eles, e principalmente eles, devem ter muito cuidado em amor e no Espírito Santo, para manifestar o posicionamento sobre a doutrina que acreditam e vivem. Pela seriedade e extremismo dessa doutrina, se compartilhada de maneira descuidada, pode ser tomada como preconceito, e do jeito que vai o mundo, isso pode gerar até processo criminal na justiça. Então, cristãos não devem pregar o evangelho? Devem, mas talvez mais que em qualquer outro momento da história, com muita sabedoria, esperando em Deus as pessoas que estejam do jeito e no momento certos para ouvirem a verdade. 
      Por outro lado, de acordo com leis desse mundo e pelo bem de se viver em sociedade, afro-espíritas, por exemplo, precisam entender que posicionamento doutrinário diferente, por si só, não é preconceito. Acreditar que as entidades que eles veneram sejam demônios e diabos, é um direito que os evangélicos e protestantes têm, tanto como não aceitar que tais entidades sejam más mas que sejam dignas de culto é um direito que eles, afro-espíritas, possuem. Sim, isso é muito sério, mas é realidade, a “santa Maria” (relacionada à mãe de Jesus) é algo muito especial e digno de afeto e devoção pelos católicos, ainda que evangélicos e protestantes considerem esse respeito dos católicos, em termos de interpretação bíblica e doutrinária, idolatria que não agrada a Deus. As pessoas precisam aceitar que as religiões tratam de temas sérios e de maneiras diferentes, por isso ecumenismo e uma união entre religiões são coisas inviáveis, mas viver bem em sociedade respeitando quem pensa diferente não é. O principal, contudo, é: nada, absolutamente nada justifica violência, e principalmente vinda de quem prega justamente uma relação com o divino e com o ser humano de equilíbrio, paz e amor, os objetivos de toda religião do bem. 
      Agora, principalmente os afro-espíritas, precisam entender duas coisas, em primeiro lugar que o preconceito que eles pensam que os outros têm por eles hoje, e que de fato existe tantas vezes, os evangélicos e protestantes convivem há muito tempo. Nessa experiência, que apesar de difícil nunca foi diferente daquilo que Jesus disse que teriam os que o seguissem de verdade, os cristãos estiveram sozinhos, sem o apoio da grande mídia e de outros órgãos que hoje apoiam tanto os direitos de religiões não cristãs e de pessoas que pensem e vivam diferentemente dos cristãos, e não me refiro aqui à igreja católica, essa sempre teve poder e respeito. A outra coisa é que cristão de verdade não é violento com os que pensam diferente deles, assim, se alguns que se dizem evangélicos agem com algum tipo de intolerância, não conhecem o evangelho genuíno de Cristo e devem, sim, responder por isso judicialmente. Como cristão não acho que esse apoio que os poderes deste mundo estão dando nos últimos tempos a tudo que não se refere à tradição judaica-cristã (não católica) seja o fim dos tempos, não demonizo isso como fazem muitos pastores, é simplesmente sinal da evolução social do ser humano no planeta. Isso não vai enfraquecer o cristianismo, talvez muitas religiões cristãs, sim, principalmente as hereges, mas não o verdadeiro evangelho de Jesus. Isso dá aos cristãos oportunidade de viver um cristianismo de fato agradável a Deus, puro, como o de Cristo encarnado e dos primeiros apóstolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário