quinta-feira, maio 06, 2021

Crer ou amar?

      “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.I Coríntios 13.1-2

      O que nos faz dignos de salvação, fé ou amor? A fé pode nos dar acesso a muitas coisas, como dons espirituais, conhecimentos e mesma à execução de milagres, mas será que é isso que nos define como genuínos seguidores de Cristo, e que consequentemente pode dar-nos salvação na eternidade? Fé no divino e mesmo experiências espirituais, não são suficientes para mudar nosso interior e nos fazer, mais que como Jesus homem-Deus, que fez sinais extraordinários, mas como Jesus Deus-homem, que foi humilde e amou, que teve misericórdia de pecadores, que não acusou nem condenou os que tinham suas fraquezas expostas pelos religiosos hipócritas e eram humilhados por esses. O ideal é sermos as duas coisas, mas termos experiências de fé em Deus porque antes tivemos experiências de amor, por Deus e pelos homens. 
      Não, o que identifica espiritualidade não é fé, nem dons, nem sinais, nem milagres, mas atitudes verdadeiras de amor, só o amor nos dá a humildade necessária para aceitar, entender e abençoar os outros, ainda que esses não nos entendam e nem nos amem de verdade. Senão seremos só como sinos de metais, até faremos barulho, soaremos forte nossas opiniões, nossas causas, mostraremos materialmente efeitos de trabalho e de fé, mas lá dentro seremos frios e vazios. Amar não é fácil, muitos de nós têm muita dificuldade para exercer isso, e alguns, como eu, amam em silêncio, em orações solitárias nas madrugadas, pedindo que Deus ilumine, cuide, console e quebrante pessoas que temos muita dificuldade para entender, mesmo para conviver, mas que amamos muito e para as quais só desejamos o melhor do amor de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário