quinta-feira, maio 13, 2021

O poder da humildade

      “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.Tiago 4.10

      Colocar-se de fato como humilde na presença do Senhor deveria ser algo simples, fácil, até natural, e isso para todos os homens, todos nós deveríamos saber que somos pequenos, limitados, fracos e dependentes, da misericórdia e da providência de Deus, como também do auxílio, físico e afetivo, dos homens. Ninguém pode viver neste mundo sozinho, e para termos acesso à ajuda do semelhante é preciso que tenhamos respeito e cuidado, que se manifestam quando temos amor, que só é verdadeiro quando aprendemos que dar é melhor que receber, que honrar o outro importa mais que a nós mesmos. Quem aprende e vive desse jeito entende que humildade é porta para a vitória, neste mundo, mas principalmente no outro, só se pode ser humilde quando se é no espírito, em nosso interior, e não somente na aparência. 
      Contudo, mesmo com todas essas obviedades, muitas vezes temos dificuldades para sermos humildes, ainda que sejamos seres civilizados, justos e trabalhadores, e mesmo bons cristãos, por isso o caminho da humildade pode pedir de nós um esforço, primeiro intelectual, racional, para depois impressionar de forma profunda e sincera nossos sentimentos. Nesse esforço precisamos nos avaliar, de forma honesta, assumir nossos erros, nossas carências, nossos egoísmos, tudo aquilo que de alguma forma nos leva a ser orgulhosos. Muitas vezes com as melhores e mais legítimas intenções, baseadas na realidade de nossas vidas, nos achamos no direto de termos nossos orgulhos e de não precisarmos ser humildes, pelo menos não para todos. Dessa forma, para acharmos a humildade, pode ser preciso nos darmos a um trabalho. 
      Não permita que a roda viva da sobrevivência neste mundo te engane, te leve a crer que têm direitos a certas coisas, a certos vícios, a certas fugas, mas principalmente, a certos orgulhos. A humildade só se encontra quando descascamos nosso homem interior como uma cebola, camada por camada, quem assim faz descobrirá lá no fundo um ser frágil, menor, mas que é sua essência espiritual, sem as vaidades e máscaras do plano físico. É essa essência que poderá habitar no melhor da eternidade com Deus, o “céu”, numa situação de paz e solução, onde não existem culpas e nem qualquer espécie de torturas. Esse céu só encontra quem se dá ao trabalho de ser humilde, que não cobra ninguém, só a si mesmo para melhorar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário