terça-feira, maio 18, 2021

O que te dá mais prazer?

      “Pois quem pode comer, ou quem pode gozar melhor do que eu? Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e aflição de espírito.Eclesiastes 2.25-26

      O que te faz mais feliz? O que te dá mais prazer? Onde e com quem você se sente mais realizado? Isso define quem de fato você é e para que luta na vida, mesmo que seja de forma inconsciente. Não, não estou sendo hipócrita e nem sejamos hipócritas dizendo que não queremos muitas das satisfações materiais, comida, bebida, posição social, roupas, carro, poder viajar e ter uma vida sexual agradável. Isso tudo é importante neste mundo e no corpo físico, e quem despreza de maneira extrema tudo isso pode ter algum problema de saúde, físico ou psicológico. Não somos espíritos livres, mas almas presas em corpos materiais, o melhor prazer se obtém no equilíbrio dos dois planos, material e espiritual.
      Contudo, quem vive, amadurece, sai da juventude não só no corpo, mas também na mente e nas emoções, entende que todos esses prazeres carnais temporários não bastam para satisfazer as almas eternas que em todos nós habitam, assim somos levados a entender e assumir que certas coisas são melhores que outras. O problema, entretanto, está na hipocrisia, mais até que no desejo por coisas menores, está em dizer uma coisa e praticar outra, em querer aparentar uma coisa, quando no fundo se é outra coisa. O problema está mais que na hipocrisia intelectual, que só compromete o próprio ser, mas na espiritual, que faz coisas, diz coisas, em nome de Deus quando Deus na verdade nada tem a ver com o assunto.
      Transferir nossas prioridades, dos instintos carnais básicos para as virtudes morais, dá trabalho, mas esse é o trabalho principal que um ser pode desempenhar no plano físico. Entretanto, muitos trabalham para conquistar aquilo que pode ser visto e aprovado pelos homens no mundo, e não pelas riquezas espirituais que só no outro mundo serão reconhecidas. Deus, contudo, vê os melhores trabalhadores e os abençoa ainda na Terra, quanto aos outros terão alguma recompensa rápida, mas passageira e que depois só deixará amargura. Os que buscam prazer em Deus serão agradáveis ao pai e esse dará a eles todas as outras coisas sem que essas lhes façam mal nem lhes façam tropeçar nos dias de vida neste mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário