sábado, maio 08, 2021

O ímpio tem muitas dores

      “O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará.Salmos 32.10

      Aquele que não está em Deus, vive em trevas, quem vive em trevas não sabe onde está nem para onde vai, nessa incerteza há dor, culpa e medo, o tempo todo. Por isso a busca de vícios, prazeres inferiores e passageiros na carne, para tentar anular a ausência de paz no espírito, e isso ainda que a pessoa não admita, que tenha construído um estilo de vida negacionista da culpa, que jogue nos outros a responsabilidade de seus problemas, as dores existem, lá dentro, matando aos poucos, gerando doenças. O versículo inicial opõe duas afirmativas, em uma fala do ímpio, na outra do que confia no Senhor, ao ímpio as dores, ao que confia no Senhor, a misericórdia, o ímpio é aquele que caminha longe de Deus.
      Mas quem é o que confia no Senhor? Ele tem alguma qualidade que o difere do ímpio, é melhor que o ímpio? Não, na verdade o que confia no Senhor e não sofre com dores morais constantes é tão ímpio quanto qualquer outro ser, a diferença não está nele, mas em sua última escolha, de ainda sendo pecador se posicionar em Deus, em sua luz, em seu amor, em suas virtudes, assim vence seu mal, seu passado, suas fraquezas, a diferença não está no homem, mas no Senhor. Para muitos erros que cometemos não existe como voltar no tempo e anular suas consequências, teremos que conviver com eles, mas podemos anular a dor da culpa se nos posicionarmos em Deus, pela fé, com humildade e força de vontade. 
      Viver não é fácil, ter paz é andar num caminho estreito e difícil, e nos colocarmos nas regiões espirituais mais altas por Cristo, livrando-nos das regiões inferiores onde existe culpa, vícios, acusação e muitas dores, é ainda mais difícil. Isso exige de nós um trabalho espiritual constante, na verdade o trabalho mais difícil de nossas existências, aquele que de fato nascemos para desempenhar. Mas é só assim que crescemos, que deixamos de ser ímpios para sermos os amados de Deus que confiam, não em si mesmos, mas em sua misericórdia. Esse é o único caminho para a humildade, a humildade é a única porta que conduz ao amor, de Deus por nós, de nós por Deus e por todos os outros seres humanos.  
      Cercados pela misericórdia do Senhor somos livrados de muitos efeitos de erros que nós mesmos cometemos, isso não significa que Deus vá nos mimar, nos privar de responsabilidades. Contudo, o Senhor é pai de amor, se vê no coração de um homem humildade, arrependimento, submissão à justiça, ainda que o homem esteja desacreditado pelos homens, Deus protegerá o homem de si mesmo e de seus acusadores. Se tivemos uma vida de escolhas erradas ainda assim podemos ter paz, mas não nos enganemos, Deus só nos dá paz se fizermos a nossa parte, a nossa parte é sermos humildes, não fazermos exigências, trabalharmos para sermos melhores, e confiarmos somente na misericórdia do Senhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário