sábado, maio 29, 2021

Quatro respostas à oração

      “E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.Lucas 22.41-44

      Dizemos que existem três respostas para uma oração, sim, não e espere, mas nesta reflexão adicionaremos uma quarta resposta: nenhuma. Podemos fazer uma oração a Deus e não sentirmos dele qualquer uma das três respostas, mas uma quarta, resposta nenhuma, e nenhuma resposta também é resposta, que deve ser avaliada para que possamos entender a vontade de Deus para nós em um assunto. Penso que o sim e o não são respostas igualmente benéficas, pelo menos para o cristão maduro, e essas respostas podem ser sentidas quase que de maneira imediata, logo após fazermos o pedido a Deus. Quem aprendeu a orar e tem intimidade com o Senhor sabe discernir, muito mais por sentimentos que ouvindo palavras, Deus respondendo, esse sabe que Deus é vivo e nunca procrastina. 
      Aliás, é importante que frisemos esse ponto sobre a objetividade do Senhor. Deus é espirito, se relaciona com os homens neste mundo de forma espiritual, não são olhos, ouvidos e outros sentidos do corpo que o percebem, mas o espírito do homem. Aprender sobre essa comunicação pode ser difícil para os materialistas, mas o meio de realizá-la é um só, a fé, quem não crê não anda com Deus. Apesar do homem poder usar imaginação para fins diversos, recreação, arte, para criar situações mentais e emocionais, que muitas vezes nunca se realizarão na realidade, a imaginação é o início de uma experiência de fé. Visualizamos na mente e sentimos com o coração para depois levarmos à presença de Deus, declarando que precisamos de tal coisa, e que temos convicção que se ele quiser poderá nos dar. 
      A comunicação espiritual se realiza principalmente através desse mundo interior que o homem pode criar e que pode permanecer secreto de todos os outros homens, só conhecido por Deus e reconhecido por ele como possível de se tornar real. Torna-se real se for a “vontade” de Deus e sendo tal é sempre boa para o homem, mas essa comunicação deve ser devidamente estabelecida para Deus “responder”. Não basta que algo seja bom e seja vontade possível de Deus, mas deve ser solicitado de forma correta, com fé, a fé nos coloca em comunicação com Deus que reage de forma perceptível, retorna à alma humana como um sentimento poderoso que lhe dá consciência imediata que sua oração foi respondida. Foi isso que dizemos quando falamos que o sim e o não são sentidos quase que instantaneamente. 
      Mas entendamos uma coisa, Deus abençoa todos os seres humanos, ainda que alguém busque algo sem fé, mesmo sem acreditar nem que Deus exista e que responde orações, esses, se estiverem vivendo vidas justas, terão boas respostas em seus empreendimentos. A diferença é que esses não estabelecem comunhão espiritual com Deus e vivem só materialmente, na eternidade isso lhes será devidamente cobrado. Estabelecer comunhão com Deus implica não só em pedir e receber, mas em vivenciar as virtudes do Senhor, principalmente sua santidade. Ninguém que queira conhecer mais a Deus pode receber dele algo sem estar preparado para isso, com coração limpo e pronto para adorá-lo, isso não beneficia o homem só materialmente, mas espiritualmente, dando-lhe virtudes que o acompanharão eternamente. 
      Se estivermos preparados, se orarmos com fé e a resposta de Deus não for sim ou não, então ela pode ser espere, essa é a resposta mais difícil de se entender porque pode ser confundida com a quarta resposta, a resposta nenhuma. Quando Deus manda esperar podemos até parar de orar, mas certos que ele só realizará o pedido no plano físico no futuro, nisso temos paz, contudo, muitos acham que devem aguardar a resposta sim quando na verdade não entenderam que Deus ainda não lhes respondeu. Quando Deus fala ele é claro e objetivo, não fica dúvidas, e a consequência disso é que temos paz, ainda que seja um não e mesmo que seja um espere. Contudo, quando não sentimos nenhuma resposta permanecemos aflitos, nada é pior que não saber a vontade de Deus para nossas vidas, isso acontece quando nos falta santidade e fé. 
      O texto inicial é o registro, talvez, da oração mais difícil que já foi feita, e sabe qual foi a resposta de Deus a uma oração feita pelo próprio Cristo? Foi não, e mesmo o Cristo teve que insistir para aceitá-la. Se Jesus teve um pedido negado, que diríamos nós, mas estejamos tranquilos, de nenhum ser humano será pedida a prova que foi solicitada do Cristo, prova que ele teve que vencer, não por ele, mas por todos nós. Só entendemos de fato o que é a vida cristã quando recebemos um não de Deus e administramos isso da maneira certa, mas estejamos em paz também com isso, Deus sabe de nossa dor, e mesmo em seu não ele nos envia consolo. Contudo, é melhor um não de Deus que um sim do mundo, do nosso ego, dos ardilosos caminhos do mal, no não de Deus pode até haver dor no início, mas no final haverá honra.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário