segunda-feira, junho 26, 2023

Às vezes depende de nós só orar

      “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.Romanos 12.18

      Às vezes não depende de nós termos paz com algumas pessoas e conseguirmos conviver bem com elas e de perto. Não é porque não erramos e são as pessoas que estão erradas, muitas vezes erramos e muito, mas ocorre que algumas pessoas, por limites delas, não conseguem nos perdoar. No início, a resistência de algumas pessoas nos faz sofrer e muito, se formos honestos poderemos nos culpar, contudo, com o tempo o perdão maior de Deus se assenta em nós entregando-nos a paz que tira do nosso coração toda culpa. Então, passando mais um tempo nós até insistiremos, afinal, Deus já nos perdoou, contudo, as pessoas podem guardar rancores por muito tempo, insistindo em ver em nós as pessoas erradas que não somos mais. 
      No caso de você não ter consciência de ter feito algo errado, e ainda assim certas pessoas teimarem em não te respeitarem, não se faça de vítima e muitos menos guarde mágoa, só respeite, mesmo o direito de alguns de não terem respeito por você. Não guardar mágoa não significa desprezar, e como eu já compartilhei aqui, às vezes pessoas que nos incomodam injustamente é Deus nos chamando para interceder por elas. Pareceria mais fácil gostar de quem gosta da gente e nos afastarmos de quem não gosta, isso pode ser regra social, mas não é como funciona a espiritualidade mais alta de Deus. Nossa missão principal é amar o próximo, ainda que muitos não nos amem e nem saibam que desejamos tudo de melhor para eles. 
       Vivo na própria pele há algum tempo uma experiência com duas pessoas, elas me incomodam muito e de formas diferentes. Com uma delas convivo há décadas, ambos tivemos vidas complicadas, nos ajudamos quando precisávamos? Não, mas não conseguíamos ajudar nem a nós mesmos. Hoje eu mudei, Deus tem aperfeiçoado meu caminho a cada ano, contudo, a pessoa parece que continua igual, me cobrando por algo que só sou agora, mas que ela teima que ainda não sou. A outra pessoa também é de meu círculo familiar, convivo com ela há mais de vinte anos, com essa a coisa é mais estranha, nunca tivemos nenhum atrito direto, mas depois que passo algum tempo com ela fico pesado, suas palavras voltam-me como acusação. 
      Sobre ambas as pessoas o Espírito Santo me dá uma palavra: “elas precisam de você mais que você precisa delas, precisam de seu amor e de sua oração”. Quando aceito essa palavra meu coração se enche de paz, entendo que o incômodo não é para eu me sentir mal, mas para me lembrar de abençoar tais pessoas. Outro entendimento o Espírito me dá, “não pense que tua atitude de abençoar tais pessoas será reconhecida nesta vida, nem espere por isso, na eternidade as coisas serão entendidas”. Assim devem ser nossas reações com muitos, de luz, de amor, em paz, não para mantermos distâncias aqui, ainda que educadas, mas para aproximarmos seres humanos de Deus para a eternidade. Nenhum ato de amor ficará sem recompensa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário