sábado, junho 24, 2023

Sorte e intuição

      “O Senhor é a porção da minha herança e o meu cálice; tu sustentas a minha sorte. As minhas divisas caíram em lugares agradáveis; é linda a minha herança. Bendigo o Senhor , que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina. Tenho o Senhor sempre diante de mim; estando ele à minha direita, não serei abalado.Salmos 16.5-8

      Sorte é uma facilidade que muitas pessoas dizem ter para serem beneficiadas em empreendimentos onde entram sem nenhum conhecimento prévio se podem ser bem sucedidas ou não. É preciso haver algo desconhecido, imprevisível, para haver sorte, já que se sabemos que existe uma probabilidade maior de algo ser benéfico para nós não precisaremos de sorte. Intuição pode estar relacionada à sorte, quem nela crê se diz beneficiado numa escolha, onde não há conhecimento de qual é a melhor escolha, ouvindo uma voz interior que passa-lhe a informação da escolha mais acertada. 
      O que diferencia intuição de outra informação ou capacitação qualquer, que está disponível para todos, que é inteligível e medível, portanto, não dependendo de sorte, é que a origem da intuição é desconhecida, assim como subjetiva, cada pessoa intui de seu jeito e esse jeito não pode ser ensinado ou passado para outra pessoa. Por incrível que pareça pessoas em polos opostos não creem em sorte e em intuição, os materialistas e devotos da ciência e os cristãos e devotos de Deus, para um extremo sorte e intuição não existem, para o outro não são aprovados pelo Senhor.
      A verdade é que quem teme a Deus e nele confia sempre tem sorte, assim como tem a intuição que mostra-lhe qual escolha fazer para que seja bem sucedido. Sorte é ter a vontade de Deus a seu favor, intuição é ter discernimento para ouvir a orientação do Espírito Santo. Isso significa que o que teme a Deus e nele confia pode comprar um bilhete da loteria que será premiado? Não, quem tem sorte e intuição de Deus não precisa de prêmio de loteria. O pecado da sorte e da intuição é entronizar o ego com a finalidade de ganhar riquezas materiais sem permissão do melhor de Deus. 
      Contudo algo estranho pode ocorrer, pessoas que não possuem relação lúcida com Deus terem sorte e serem sensíveis à intuição, enquanto que outras, com vidas de constante busca a Deus, serem azaradas e surdas à intuição. Não podemos generalizar a maneira como Deus trabalha nas vidas das pessoas, muito menos prender as pessoas em caixas, a existência pode ser complexa e repleta de variáveis. Mas vendo intuição como ouvir uma voz espiritual, não só uma invenção mental, e sabendo que Deus fala com todos, quem acata o Senhor, quem ouve sua intuição, escolhe melhor.
      Mas não é só o Espírito Santo que fala, espíritos malignos também falam, ouvi-los não necessariamente nos levará a viver algo ruim, não em curto ou médio prazo, mas não será bênção duradoura que levaremos à eternidade. Creio em intuição como ouvir uma voz espiritual, mas mesmo alguns bons crentes têm muita dificuldade de usar sua intuição, parece que ainda que vigiem na vida moral, conheçam a Bíblia e sejam assíduos em cultos, não conseguem discernir a voz do Espírito Santo, não com facilidade. Esses têm muita dificuldade de manifestarem dons espirituais, são racionais demais.
      Alguns nascem mais espiritualizados que outros, penso assim, e não confundamos espiritualidade com moralidade. Há céticos mais morais que muitos espiritualizados, e há cristãos morais e ainda assim não espirituais. O espiritual pode fraquejar por muito tempo, mas um dia sempre consegue viver um padrão moral que agrada a Deus dando glória a ele por isso. Por outro lado, pessoas que seguraram por muito tempo um padrão moral alto, não sendo espirituais viveram esse padrão só pelas próprias forças, e quem vive por si sempre acaba querendo honra para si, não para Deus.
      Racionais demais, cuidado! Ainda que sejam religiosos vivem religiões do jeito errado, se fiam no que pode ser visto e aprovado pelo homem, não provam o mistério da fé, não ouvem a intuição, não se alegram por terem a luz mais alta consolando seus espíritos, vocês não se casaram com o Deus da sorte e não ouvem a voz de seu Espírito. Mas quem no fundo de seu ser teme a Deus verá a sorte sorrindo para si, ouvirá a voz de Deus mesmo no vale da sombra da morte, ainda que seja humilhado, no tempo certo será exaltado, não verá intuição como talento pessoal, mas como dom de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário