segunda-feira, junho 19, 2023

Estejamos preparados

      “Sejam também vocês pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima.Tiago 5:8 

      A vinda do Senhor está próxima, exorta-nos a palavra em várias passagens, devemos acatar essa exortação, mas eu faço uma pergunta: aproxima-se para quem, para o coletivo ou para o indivíduo? O fim está perto da humanidade ou de você? E se está próximo, o que é? Interessante que o versículo acima não diz, "relaxa, agora falta pouco, o pior já passou", mas ele diz, sejam vocês pacientes e fortaleçam o seu coração, no final devemos estar ainda mais espertos e vigilantes. Se tem algo que nos enfraquece é perda de paciência, acharmos que já fizemos tudo o que podíamos e não precisamos nem podemos fazer mais. Deus é justo, fiel e muito amoroso, se ele pede que aguardemos mais um pouco, ele nos capacita para isso. 
      Já refletimos aqui sobre fim dos tempos e as óticas diferentes que podemos ter desse evento. Resumindo, muita coisa que a Bíblia profetiza pode já ter acontecido e a ótica sobre esse evento, descrita na Bíblia, é a interpretação de homens de Deus sobre experiências com o Deus verdadeiro, isso é certo, mas homens de contextos sociais, religiosos, históricos antigos, com níveis intelectuais e mesmo psicológicos diferentes dos homens de hoje. Mas nesta reflexão o ponto não é fim dos tempos, mas fins de tempos de nossas vidas. Todos nós experimentamos uma vida em fases, acaba uma para iniciar-se outra. A vinda do Senhor está próxima, pode ser uma vinda para encerrar fases de nossas vidas, sendo a morte o fim da última fase. 
      Nunca estamos preparados para fins, fugimos deles, é nosso instinto de sobrevivência falando mais alto, negamos a morte até o último suspiro, e nesse caso é assim que tem que ser. Mas a morte chega, com ela o juízo, confrontando-nos com tudo que somos de fato, que os homens podem não ter visto, que nós tentamos negar a nós mesmos, mas que Deus sabe. Morrer bem é morrer antes, para o orgulho, para prazeres egoístas, para a vingança, para a altivez, já quem vive para tudo isso, morrerá mal. Quem morre mal enfrentará envergonhado a presença do Senhor, desejará fugir da luz. A luz fere os olhos do que fugiu dela durante a vida no mundo, e na eternidade não haverá trevas, só luz, negá-la lá é o que se chama inferno. 
      Não deixe o egoísmo ser abatido só com o corpo, aí será tarde, mas também não mate tua alma de tristeza ainda vivo. Seja feliz em Deus, sendo humilde no trato, amoroso na ação e pacificador na reação. Repita todo dia a si mesmo, quero em mim paz, não guerra, quero para os outros misericórdia, não julgamento, quero para Deus minha persistente santidade, não entregar-me aos vícios. A vinda do Senhor está próxima? Será no mundo como diz a teologia protestante tradicional? Não sabemos. Será no plano espiritual como creem outros religiosos? Não sabemos. Mas nem importa sabermos, importa estarmos preparados, fazendo tudo que nos é possível para perdoarmos e recebermos perdão, pacientes e com o coração fortalecido. Jesus não tarda em vir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário