quinta-feira, junho 01, 2023

Verdade ou mentira? Amor

      “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.João 17.17-21

      Pior que a mentira deslavada, é a manipulação de verdades para induzir a uma conclusão falsa. Uma combinação de fatos, arranjada maliciosamente, gera uma falsa notícia. Interpretações com juízos de valores diferentes geram opiniões diferentes. Mas opinião diferente não é necessariamente mentira. O que é fato e o que é opinião? Fake news é uma maliciosa interpretação de fatos reais. Em meias verdades estão contidas meias mentiras. Mentira não surge sem intenção, é criada para beneficiar alguém, assim conhecer a prática e a reputação de quem diz algo, é básico para sabermos se algo, por mais que pareça verdade, não é. O que importa mais: impormos a verdade, confrontarmos a mentira, ou amarmos? 
      Achei interessante citar as considerações acima sobre um tema tão relevante atualmente, fake news. Vivemos um momento que mentira e verdade não são mais conceitos absolutos, parece que tudo ficou relativo, com todos tendo direito à liberdade de expressão, nada podendo ser proibido. Mas será que em algum momento na história da humanidade o que muitos acreditavam que era verdade realmente era? O que muitos diziam ser mentira, era de fato? Talvez no passado muitos entendimentos, por serem apoiados por poderosos, sejam governantes ou religiosos, eram aceitos pela maioria como uma coisa ou outra, sem questionamentos, não havia verdade ou mentira escolhidas, mas só leis e dogmas impostos. 
      Abrigar-se nesses entendimentos era mais fácil, principalmente para uma maioria que ainda não sabia pensar e agir sem medo de algo maior e desconhecido. Hoje o ser humano civilizado adquiriu certas autotomias, liberto de opressores, de preconceitos, do machismo, do sexismo, do homem branco ocidental se colocando como superior e ditador de verdades e mentiras. A democracia, a psicologia, a física, as tecnologias, nivelaram todos, ninguém é mais que ninguém, homem de mulher, branco de negro, hétero de homoafetivo, tanto no trabalho quanto nas relações sociais. O relativismo redefiniu o conceito de verdade, não é mais imposta, de fora para dentro, mas descoberta, de dentro para fora do ser. 
      A minha verdade não é melhor que a tua, mas no mínimo é mais importante para que eu me conheça e viva com dignidade e justiça, desde que ela não impeça que você tenha a tua verdade e também viva com dignidade e justiça. Levando em consideração a existência de um plano espiritual, de um Deus que trata todos como filhos, e que atrai esses para serem seus amigos nas regiões espirituais mais elevadas em Cristo por meio do Espírito Santo, toda verdade pessoal deveria harmonizar-se com a verdade maior de Deus. Contudo, o livre arbítrio que Deus dá a todos pode levar muitos a terem verdades, que ainda que justas e produtivas no mundo, não aceitam a existência de Deus como sua verdade mais alta. 
      Contudo, o problema principal de muitos nem está em defenderem uma verdade, mas em se acharem no direito de imporem essa verdade por crerem que ela tem aval de Deus, ainda que passando por cima do amor desse mesmo Deus. Amor menosprezado não permite que alguém saia da condição de pecador, de seguidor do diabo, de condenado ao inferno e de pecador, de acordo com a doutrina tradicional cristã. Se ao menos muitos que acham ter a verdade, ainda que equivocada, procurassem conduzir outros a ela com amor paciente, mostrando o céu e não condenando ao inferno, fariam menos mal. Mas que cristãos de direita, que demonizam homoafetivos e esquerdistas, têm amor paciente por esses? 
      Na verdade o que tem sido provado nos últimos tempos, na família, na sexualidade, na política, nem é a verdade, mas o amor. Nem a verdade é mais importante que o amor, se fosse assim Deus teria condenado toda a humanidade ao inferno há muito tempo. A maior verdade que precisamos entender e praticar é o amor, e onde ele é mais necessário é na diferença, portanto, num mundo de mentiras, não dentro de templos cristãos. Para essa missão Deus tem chamado o cristianismo do mundo e muitos cristãos não a tem executado. Mentira é tudo que nega o amor de Deus, faltando com respeito com as pessoas, impondo-se com violência, julgando e condenando antes do tempo, ainda que só Deus seja juiz. 
      O texto bíblico inicial diz algo importante sobre a verdade maior da palavra do Cristo, e entendamos certo, a verdade não é das igrejas cristãs, ainda que usem e contenham parte dessa verdade, não é de homens, nem de tradição, mas de Jesus. A verdade da palavra de Jesus conduz os homens à união, entre eles e com Deus. Será que Jesus se referiu a dogmas e doutrinas? Será que impormos isso basta para que a humanidade se una? Não. Jesus se refere ao amor, se esse for puro e vivo poderá conduzir, mesmo pessoas com verdades pessoais distintas, a uma verdade maior e eterna. Não nos enganemos, fora do amor não há salvação, amor que leva a um santo Deus, e quem ama de fato sempre é verdadeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário