segunda-feira, junho 12, 2023

Você sabe qual é tua prova?

      “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens. Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.Colossenses 3.23-24

      Julgar que uma pessoa está sendo ociosa ou que faz mais que precisa, implica, não em saber se alguém é ou não produtivo e próspero neste mundo, mas em saber por qual prova moral essa pessoa precisa passar para ser aprovada no outro mundo. Entretanto, se muitas vezes não sabemos nem qual é a prova na qual temos que ser aprovados, como podemos saber qual é a prova do outro? Vê as pessoas assim, sob o ponto de vista espiritual, quem já se olhou certo, só se olha certo quem olha diretamente para o Deus Altíssimo, com fé, humildade e santidade.
      Tem gente se esforçando para passar em vestibular de medicina, repetindo e repetindo a prova por anos a fio, quando se fizesse vestibular para matemática passaria com mais facilidade. Mas fazem para medicina porque ser médico dá mais aparência que professor de matemática para os homens. Isso é só um exemplo, usando de metáforas, a prova não está em fazer algo mais difícil ou algo mais fácil, mas em fazer a coisa certa. O maior esforço que temos que executar muitas vezes não é exercendo um trabalho, mas descobrindo que trabalho temos que fazer. 
      Muitos passam a vida fazendo coisas erradas, mas no final, já cansados, quando entendem o que de fato têm que fazer, descobrem felicidade fácil em algo simples, tão leve quanto é o fardo que Jesus nos chama a carregar com ele, e não os pesados fardos que os homens e nós mesmos colocam sobre nós (Mateus 11.29-20). A vitória está na obediência, não no sacrifício, está na virtude interior, não na aparência externa, está em Deus, não no mundo. Você sabe qual é a tua prova? Ore mais a Deus e não pare de buscá-lo até ter certeza qual é, depois submeta-se a ela. 
      A prova de Jesus foi uma morte injusta e cruel, e ele sabia disso desde o início. Podemos até achar que temos que pagar preços no mundo, mas sempre para termos um final feliz, principalmente por acharmos que nossa fé nos dá direito à honra. Não digo que podemos ter a mesma prova de Cristo, ninguém neste mundo está preparado para isso, mas pode ser semelhante, ainda que só um pouco. Pode ser que tenhamos que encerrar nossas jornadas com menos que começamos em termos materiais, para levarmos mais em termos espirituais à eternidade. 
      Muitos trabalham bastante, têm retorno financeiro para uma vida digna, mas ainda assim são infelizes, esses não se satisfazem só com trabalho e dinheiro, querem prestígio no mundo. Para esses a prova pode não ser o trabalho físico em si, nem terem que viver nos limites dos salários que recebem, mas em não dependerem de aprovação humana, aliás, essa é prova que a maioria de nós precisa ter aprovação. Quem busca glória humana não está satisfeito com a glória divina, e essa, independente de dinheiro ou erudição, todos nós podemos experimentar. 
      Se as pessoas buscassem mais que religião, se esforçassem-se além de assistir cultos, cantar louvores e fazer orações rápidas, se de fato se alimentassem espiritualmente com o vivo pão e as vivas águas do Santo Espírito, elas sofreriam menos com as ilusões e injustiças deste mundo. Assim entenderiam em que provas precisam ser aprovadas para construírem o céu dentro delas, e terem a melhor eternidade de Deus, ao invés de se gastarem em tolos e inúteis trabalhos, que precisam ser feitos de um jeito ou outro, mas que são menores que a glória de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário