sábado, junho 03, 2023

Sabedoria no tempo certo

      “A Sabedoria grita nas ruas; nas praças, levanta a sua voz. Do alto das muralhas clama, à entrada dos portões e nas cidades profere as suas palavras: 
      “Até quando vocês, ingênuos, amarão a ingenuidade? E vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando odiarão o conhecimento? Deem ouvidos à minha repreensão; eis que derramarei o meu espírito sobre vocês e lhes darei a conhecer as minhas palavras. 
      Mas porque clamei, e vocês se recusaram a ouvir; porque estendi a minha mão, e não houve quem atendesse; — pelo contrário, rejeitaram todo o meu conselho e não quiseram a minha repreensão — também eu darei risada da desgraça de vocês; ficarei zombando quando chegar o terror, quando o terror chegar como a tormenta, quando a calamidade chegar como o redemoinho, quando lhes sobrevierem o aperto e a angústia.”” 
Provérbios 1.20-27

      Se você tem algo a dizer, qualquer coisa, diga, nada há de errado nisso, mas diga no melhor momento e para as pessoas certas. Todos nós temos algo de importante para dizer e ajudar alguém, todos temos porções de sabedoria da vida, sopradas em nossos ouvidos pelo Espírito Santo. Podemos ser mais estudados, mais cultos, mais articulados, e muitas vezes em temas que os mais importantes e poderosos do mundo acham mais relevantes, mas ninguém se considere mais legítimo para ajudar alguém, com mais prioridade para ser ouvido. É importante, contudo, que aceitemos humildemente o grau de importância do que temos a dizer.
      Ainda que para o Altíssimo ciência e religião, saber e crer, tenham valores igualmente úteis, a sabedoria que conduz a valores morais, à santidade genuína, ao amor paciente e à profunda verdade espiritual, pode fazer um bem muito mais alto, mesmo a uma pessoa mais bem informada e através da boca de alguém com nenhuma formação acadêmica. A utilidade da ciência acaba na morte, já experiências com Deus leva-nos a usarmos a ciência para vivermos bem aqui e tratarmos bem as pessoas e ao planeta, mas também nos preparam para a melhor eternidade com Deus. Ateus, não se enganem, a sabedoria maior está em Deus. 
      É certo que existe um tipo de pessoa que paga para ficar quieto, são naturalmente tímidas, mas não se enganem sobre essas, também têm muito a dizer, apreciam serem ouvidas, só são mais cautelosas. Mas se na cautela exagerada pode haver covardia, na coragem irresponsável pode haver estupidez. As pessoas do tipo que não tem receio de expressar o que sentem, a qualquer hora e lugar, e para qualquer um, cuidado. Nossas palavras são úteis quando são construtivas, encharcadas em amor, mas principalmente quando ditas no tempo e para o público certo. Sabedoria implica diretamente em amor que sabe aguardar o tempo. 
      Há sabedoria no tempo, não só no argumento. Quando aprendemos a amar as pessoas, entendemos que muitas vezes temos que esperar por anos, até que elas estejam preparadas pela vida e por Deus, para ouvirem um conselho que temos certeza que pode livrá-las de dores. Muitos terão que sofrer, enquanto sabemos que o que temos a dizer a eles pode livra-los do sofrimento, até que aceitem o sábio conselho e mudem de vida. Nós, enquanto isso, devemos amar, orar e calar, palavra dita no tempo errado, mesmo a certa, se torna errada, e pode vulgarizar uma chance exclusiva que alguém tem para mudar de vida. 
      Vivemos um tempo onde a sabedoria da Bíblia tem sido vulgarizada, maravilhosos textos bíblicos têm sido usados de qualquer maneira, por qualquer um e para qualquer fim. O versículo João 8.32 é uma prova disso, isso é algo que deveria entristecer bastante os que amam verdadeiramente a palavra de Deus. O texto bíblico inicial não fala de uma pessoa, de um sábio, de um falador, mas da própria sabedoria. Quem a diz? Meus queridos, Deus sempre levanta alguém, nas vidas de todos nós, para nos exortar de maneira sábia, para chamar nossa atenção para uma correção de percurso, para fazermos uma escolha de mais qualidade. 
      O texto bíblico acima exorta alguns tipos especiais de pessoas, ingênuo, zombador e tolo. Uns se fazem de ignorantes, argumentam que não foram avisados, outros se fazem de cínicos, zombam dos avisos, e outros simplesmente são tolos, agem com irreverência diante dos alertas. Ninguém será tido por inocente quando o momento do juízo chegar, e ateus e materialistas, não se enganem, o momento seguinte às suas mortes neste mundo será de confronto com a luz daquele que administra, distribui e a todos dá oportunidades justas para conhecerem os caminhos mais sábios, que levam às prioridades mais altas. 
      O alerta é seríssimo, porque clamei e vocês se recusaram a ouvir, rejeitaram todo o meu conselho, darei risada da desgraça de vocês, quando lhes sobrevierem o aperto e a angústia. De maneira nenhuma pensemos que essa é a atitude de Deus, o Senhor não zomba de ninguém em nenhuma hipótese, quem faz esse trabalho são outros que também não deram ouvidos à sabedoria, homens maus e espíritos malignos. Quando não somos sábios, e o caminho da sabedoria começa na humildade e na fé, Deus pode permitir algo muito grave, para que acordemos, algo vergonhoso e humilhante, diante de homens e do mundo espiritual. 
      Quanto a você, que tem algo a dizer, seguem conselhos de um prolixo assumido. Espaços virtuais como o “Como o ar que respiro” podem ser instrumentos bem úteis nas mãos do Espírito Santo, nossas reflexões ficam anotadas na internet, a ninguém perturbamos, e se Deus quiser poderá usá-las para ajudar alguém. Por outro lado, com alguns, que Deus já nos mostrou que estão andando errado e persistindo nisso, sejamos pacientes, oremos por eles, vigiando para não nos apressarmos em falar o que Deus nos revelou. Se muitos são tratados para estarem preparados para ouvir, outros são para esperarem o melhor momento de falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário