domingo, junho 18, 2023

Enviado, convicto, iluminado (2/2)

      “Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.” João 5.43

      Interessante que Jesus, apesar de seu nome ter sido usado para fundar uma das religiões (se não a religião) mais importante, poderosa e duradoura do mundo, teve poucos seguidores mais próximos durante sua vida como homem. Mesmo seus apóstolos não o ajudaram em seus últimos dias antes de sua morte. Uma pergunta precisa ser feita: será que Cristo tinha alguma intenção de fundar uma instituição religiosa? Sendo mais específico: Jesus foi o fundador da igreja católica? Hoje, como espírito, ele aprova o que ela faz? Não, não e não, ainda que ame muito os católicos e os abençoe sempre.
      Em muitas passagens bíblicas lemos registros de Jesus dizendo que não veio em seu nome, que não fazia as coisas para sua glória, que queria mostrar o caminho para outro ser, o nome, a glória e o caminho são os de Deus. Eis um critério de avaliação para separarmos egocêntrico de iluminado. O egocêntrico, mesmo que use o nome de Deus, fundamenta-se em si mesmo, se usa como modelo, se dá exclusividade da verdade, mas talvez até pior que isso, ele anatemiza os outros, demoniza-os. O discurso do egocêntrico nunca contém perdão, amor e misericórdia, só condenação, guerra e destruição. 
      Sim, o nome de Jesus tem poder e ele deixou bem claro isso, contudo, tem poder porque ele abdicou do poder, se anulou, se humilhou, se ofereceu como sacrifício de morte. O poder que o nome de Cristo tem foi adquirido depois de sua vida como homem, não nela. Eis outro critério para separar egocêntrico de iluminado, egocêntrico quer glórias de homens, poder em vida e sem fazer sacrifícios, a não ser dos que considera seus opositores. O louco, convencido e egocêntrico quer a posição, mas não paga os preços por ela, simplesmente porque não tem chamada legítima para ser o que diz ser.
      Jesus, como homem, teve missão legítima e exclusiva de enviado de Deus, tinha uma convicção baseada na verdade e que não se apoiava em aprovação de homens. Ele foi um homem iluminado, e atualmente e para sempre, é um espírito superior, posicionado nas regiões espirituais mais altas da luz do Altíssimo. Quem o tem como amigo não precisa de salvador no mundo, de líder na política, de lugar de fala entre homens. O poder que damos a seres humanos é inversamente proporcional ao poder que damos a Jesus. Para quem Jesus basta, homem egocêntrico não pode enganar.
      O que leva algumas pessoas a desejarem poder? É isso que vemos em muitos que se levantaram na internet e redes sociais, principalmente a favor da direita extremista e equivocada nos últimos anos no Brasil. Alegando liberdade de opinião, de expressão, fake news têm sido criadas para darem palco a troco de ódio, e ódio é argumento de quem quer poder ilegítimo. Pessoas que deveriam ter a humildade de se aceitarem como são e como lhes foi permitidas ser por Deus, negam a si mesmas, negam a Deus, negam o amor, negam o direito, só para aparecerem e terem poder, isso é doentio. 
      É muito triste ver católicos, protestantes, evangélicos, e dando nomes, assembleianos, adventistas, batistas, querendo poder e fama, por serem pessoas psicologicamente doentes, auto-convencidas e egoístas, justamente pessoas que podem ter passado a vida ouvindo de púlpitos palavras bíblicas. Ou são surdas ou são mudas, e digo isso espiritualmente, ou não ouviram o que lhes ensinaram ou não foram ensinadas, ainda que dentro de igrejas. A atual situação política do Brasil e o apoio que muitos cristãos estão dando a um egocêntrico é preocupante, não entenderam ainda o que Cristo ensinou. 
      Sejamos enviados de Deus para testemunhar do amor e da paz por obras e como simples seres humanos, não como políticos ou celebridades em redes sociais. Tenhamos nossa convicção para nós, não precisamos entrar em polêmicas para jogar nossas verdades na cara dos outros, aliás muitos nem precisam saber o que cremos, só precisam de nosso amor e nossa misericórdia. Alcancemos a iluminação espiritual mais alta, essa não está nas religiões exotéricas, mas no lado esotérico delas, que Deus revela aos humildes, santos, preparados e chamados para serem discretamente luzeiros no universo.

Leia na postagem de ontem
a 1ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário