domingo, junho 25, 2023

Mistério da fé

      “Conservando o mistério da fé com a consciência limpa.I Timóteo 3.9

      O texto acima é parte das orientações gerais que Paulo dá a Timóteo sobre administração da igreja local, o versículo inicial orienta especificamente sobre os diáconos, membros selecionados com a finalidade de auxiliarem pastores na área social, dentre outras. Paulo insta algumas vezes em suas epístolas sobre o cuidado que deve haver nas comunidades cristãs, não só com crescimento moral, mas também com necessidades materiais. Dentre orientações relacionadas a casamento e santidade de forma geral, o versículo acima nos chama a atenção por relacionar fé com mistério, palavra que valorizo, ainda que muitos em igrejas pentecostais a vulgarizem sem de fato saberem a profundidade espiritual que ela abarca. 
      Fé é o conceito religioso mais popular, muitos acham que ter fé é ser religioso, é relacionar-se com Deus e com o mundo espiritual. É simples entender o porquê disso em conexões onde não existem provas pelos sentidos físicos e que funcionam a partir de pensamentos e emoções. Quem acredita vê o que não existe, ou que pelo menos ainda não existe, ouve o que gravadores não registram, sente o que não pode ser medido ou pesado, e quem crê não precisa que outros o apoiem nisso, fé é algo pessoal e suficiente. Já refletimos aqui sobre a fé como dom de Deus, essa é diferente de simples convicção humana, é uma informação que Deus dá e que alia legitimidade ao que cremos como aprovado pelo melhor do Senhor.
      Tudo passa pela aprovação de Deus, ainda que espíritos malignos e homens maus possam ser usados para executarem o mal, esses não criam o mal, em Deus tudo é criado, tanto coisas boas como ruins (Isaías 45.7). Se o ser humano crê baseado na fé dom de Deus (Efésios 2.8), numa aprovação que veio de cima para baixo, ele orará de baixo para cima e poderá receber o melhor de Deus, conforme o princípio fundamental de oração de João 15.7. Mas voltemos ao ponto, apesar de muitos acharem que exercer fé é coisa simples e fácil, dela ser para o espírito como é o ar material para o corpo físico, há um mistério na fé. Entenda mistério como algo que neste mundo nunca entenderemos plenamente, ainda que confiemos em mistério. 
      Fé só deixa de ser mistério quando morremos no plano físico e passamos para o plano espiritual, ainda que mesmo no mundo possamos tirar os véus espirituais e enxergarmos o mundo espiritual com mais nitidez. Por outro lado todos exercem fé, mesmo ateus, materialistas, e quem idolatra ciência ao invés de confiar nela como ferramenta maravilhosa de Deus, ninguém levanta da cama de manhã sem fé, mas com a esperança que valerá à pena outro dia debaixo do Sol e que terá nova oportunidade para trabalhar, realizar sonhos e fazer a existência dar certo para ser feliz. Fé no mundo é mistério para que o ser seja desafiado a ir além do limite da matéria, só superando esse limite que se conhece e se vive o melhor de Deus. 
      Quem não crê porque não tem comprovação científica para isso, ou porque não gosta de religiosos e de religiões que dizem crer em Deus, nega parte importante de si mesmo, o espírito, que não vive só algumas décadas no mundo, mas eternamente. O mistério da fé consiste em liberar os sentidos espirituais, que não são meros delírios emocionais e alucinações mentais, ainda que utilize esses para funcionar. Crente não é maluco, ainda que haja muito maluco que ache que é crente, mas como sempre, sabemos a diferença entre o que exerce fé e o que está insano, por bons frutos que permanecem. O mistério da fé entrega lucidez e paz, humildade e santidade, além de um amor paciente, sem preconceitos, por todos os seres humanos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário