domingo, junho 04, 2023

Voltemos às primeiras obras

      “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.Apocalipse 2.5

      Há quanto tempo não nos arrependemos? Há quanto tempo não pedimos perdão a alguém? Há quanto tempo não nos humilhamos? Ainda que arrependimentos e perdões sejam as portas do evangelho, muitos estão há algum tempo como cristãos, e muitos assíduos em cultos, sem terem experiência emocional forte de arrependimento e sem sentirem necessidade de pedirem perdão a outras pessoas. Não é que muitos cristãos estejam insensíveis ao pecado, não, eles admitem que erram, mas aqueles pecados gerais, como devaneios sexuais, iras, e por esses erros até pedem perdão a Deus. Contudo, se acomodaram em ser o que conseguiram ser num momento de suas vidas, isso bastou para eles. 
      Podemos nos acomodar de maneiras diferentes, uma delas é para nos adaptarmos à sobrevivência no mundo. O mundo é duro e injusto, implacável em suas exigências, temos que nos adaptar ou perecemos. Acordarmos todo dia e termos que enfrentar um período longo de trabalho, muitas vezes fazendo algo que não gostamos e não queremos, machuca principalmente nosso emocional. Muitos até fizeram boas faculdades, mas por não terem sabido escolher, por pressa ou para agradarem os pais, acabaram em profissão, às vezes até rentável, mas que lhes faz profundamente infelizes. A esses um conselho, essa situação pode ser revertida, com alguma força de vontade e fé em Deus. 
      Não vou enganar ninguém, chega um momento que não temos mais volta na área profissional, mas nos dias atuais fazer cursos, mesmo à distância, outras faculdades e formações, é algo muito mais fácil que era antigamente. Não entreguemos os pontos, nos informemos, na internet acha-se fácil opções de atualização profissional em várias áreas, não tenhamos medo de recomeçar, mesmo do início, e se o emprego atual não pode ser deixado, cursos noturnos, que com certeza exigirão mais esforço, podem ser feitos. Tive várias viradas em minha vida, várias profissões, mas me arrependo de não ter feito outras faculdades, mudando de exatas para humanas, para poder exercer algo que me deixasse mais feliz. 
      Entretanto, a pior acomodação é a moral, essa pode prejudicar não só a área profissional, mas também a afetiva e a ministerial em igrejas. Nos acomodarmos moralmente é assumirmos certos pecados como normais na vida, não nos arrependendo mais deles, resolvendo que eles não podem ser mudados. Nessa acomodação podemos usar artifícios para termos alguma paz interior, um deles é jogar a culpa nos outros. Como existem pessoas amargas, que por seguirem sofrendo se acham no direito de exigir dos outros também sofrimentos. Sempre encontram motivos para não se arrependerem, para terem razão, adquiriram grossas cascas, que protegem aquilo que de fato são e que fica escondido.
      Revelar as próprias verdades é extremamente dolorido para algumas pessoas, como não se arrependem, também não pedem perdão e não perdoam, isso só cria novas e duras cascas. Rancorosos e empedernidos acham pares em outros seres amargos, se consideram sinceramente superiores a muitos, que chamam de fracos, machucam a si mesmos e também machucam os outros, não param para refletir a respeito. Que lugar tem o Espírito Santo em vidas assim? Muito pequeno, a voz de Deus é sufocada pelo ego, assim, ainda que em igrejas e com conhecimento bíblico, criam outras religiões para elas, usando moralidade cristã, mas para cobrar os outros, não a si mesmos, já se acham fazendo bem suficiente. 
      Se chegamos num ponto onde o errado é sempre o outro, onde a obrigação de pedir perdão é sempre do outro, onde sempre achamos justificativas para sermos quem somos e fazermos o que fazemos, não achando mais que erramos, não seriamente o bastante para termos que nos arrepender e pedir perdão, podemos estar num ponto sem volta. Deus sempre, sempre respeita nossos limites, e mesmo os duros ele usa, principalmente para abençoar na área material os fracos. A missão de muitos neste mundo é ser duro, não os julguemos, mas se somos humildes, arrependamo-nos, não nos cansemos de perdoar e de pedir perdão, aproveitemos bem o tempo aqui, fiéis às nossas vocações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário