quinta-feira, junho 29, 2023

Construa no Senhor

      “Todos os caminhos de uma pessoa são puros aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda o espírito. Entregue as suas obras ao Senhor, e o que você tem planejado se realizará.Provérbios 16.2-3

      De quem é a iniciativa, do ser humano ou de Deus? A verdade é que deve haver uma sociedade entre ambos, o homem harmonizado e sincronizado com Deus, abençoando e evoluindo o ser humano, louvando e agradando o Senhor, assim como contribuindo para o bem e a justiça de todo o universo. Tudo que fazemos, de bom ou de ruim, interfere na vida de outros homens, assim como nos intrincados sistemas dos planos físico e espiritual, nada é por acaso, por sorte ou sem propósito, acredite. Ainda que essencialmente sejamos seres solitários e autônomos, somos irmãos de todos os espíritos, chamas interligadas na chama maior e mais alta, se entendêssemos isso em toda a sua profundidade saberíamos que quando um sofre, todos sofrem, quando um se alegra, todo o universo sorri. 
      No mundo temos um pequeno espaço de tempo para fazermos escolhas, para construirmos coisas, para melhorarmos moralmente, para conhecermos a Deus no Espírito Santo e por Jesus. Ainda que não creiamos na existência de Deus, ou até creiamos, mas não vivamos em intimidade com ele, nada que fazemos é desconhecido ou não permitido pelo Senhor, assim, interfere nas vidas de outras pessoas. Mas existe um maravilhoso mistério, se mesmo que nos esforcemos muito, trabalhemos bastante, tomemos iniciativas e empreendamos, nas áreas material e na moral, se ainda que nos conheçamos e confiemos em nós, tivermos uma dependência sincera e profunda de Deus, nossas obras tocarão o criador e Senhor de todas as coisas de uma forma especial, nos abençoando diferentemente. 
      Podemos construir com boas intenções e com trabalho honesto, querendo o nosso bem, de nossos próximos, do planeta, mas ainda que Deus use isso em seus complexos sistemas, para nós será só obra material, no mundo, se fizermos sem uma dependência humilde do Senhor. Sendo assim, para as nossas almas, essas obras ficarão no mundo, não as levaremos como virtudes morais para a eternidade, não serão consideradas na avaliação que todo espírito passa quando morre no mundo e acorda no plano espiritual, isso, repito, ainda que Deus use nossas obras para abençoar outras pessoas. Assim enormes edifícios não terão nenhum valor para alguns, enquanto pequenas casas terão o valor de luxuosos castelos para aqueles que humildemente dependeram de Deus em tudo que fizeram
      Senhor sonda o espírito, ninguém ache que no juízo será defendido pelas palavras e ações que exibiram diante dos homens. Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos, como diz a versão mais tradicional da passagem bíblica inicial, assim não coloque um tijolo na obra sem pedir permissão a Deus e agradecer a ele por isso, ande cada passo crente que se você se moveu foi porque Deus permitiu. Não fazemos ideia de quantos perigos existem nesta vida, principalmente no mundo de hoje, de crimes, acidentes, enfermidades, mesmo do erro dos outros que de alguma forma pode nos atingir. Basta um segundo, uma palavra, uma atitude errada de alguém para que nossas vidas, nas áreas profissional, afetiva, física, moral, fiquem de cabeça para baixo. 
      “Escutem, agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e faremos negócios, e teremos lucros." Vocês não sabem o que acontecerá amanhã. O que é a vida de vocês? Vocês não passam de neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. Em vez disso, deveriam dizer: "Se Deus quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo."” (Tiago 4.13-15). Lindíssimo esse texto de Tiago, base para o dizer que tantas vezes ouvimos de pessoas mais velhas ou mais humildes, “se Deus quiser”. Entregue as suas obras ao Senhor e o que você tem planejado se realizará, quantas coisas passam por nossas mentes, quantos sonhos, quantos planos, mas só se realizam, permanecem e nos fazem bem, aquilo que construímos no Senhor, glória a Deus por isso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário