terça-feira, janeiro 02, 2024

Amar é ser paciente

      “Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.Romanos 5.7-8

      Deus é eternamente vivo porque não peca, se não peca, não sofre, se não sofre não sente o tempo passar, não envelhece e não morre. O inferno dura infinitos anos, o céu, um único e eterno instante. Deus ama-nos porque é paciente conosco, ainda que saiba que fazemos pedidos imperfeitos e temos necessidades vãs, precisa nos atender, senão definhamos na tristeza. Ele vê que algo que parece tão importante para nós e que achamos que resolverá todos os nossos problemas só nos deixará felizes por algum tempo, e que logo depois, frustrados, desejaremos outra coisa, mas ainda assim nos atende. Deus espera que em nossa frustração aprendamos a desejar coisas melhores, para da próxima vez pedirmos a ele algo mais valoroso. 
      Ser espiritual é caminhar para Deus no exemplo de Jesus, isso é ver a nós mesmos e aos outros com os olhos de Deus. Deus olha todos com o filtro do amor, pacientemente. Nós vemos um filho ou um amigo fazendo coisas que sabemos que trarão frutos amargos, e já queremos conversar com a pessoa para tentar convencê-la a mudar de ideia, mas nem sempre, ou na maioria das vezes, conversar resolve. “Não adianta chamar quando alguém está perdido procurando se encontrar”, um amigo muito querido e já falecido, usou essa frase da letra de uma música de Rita Lee, há mais de quarenta anos atrás, para me aconselhar. Na época eu não entendi, hoje entendo, ele me conhecia mais que eu sabia, e me amava, com muita paciência.
      Ele via meus erros, mas sabia que eu não estava pronto para ouvir conselhos e mudar de atitude, assim só me acompanhava, próximo e calado. E de fato ele fez isso, entre 1976 e 2000, quando faleceu, eu morei em várias cidades, tive várias atividades profissionais, mas ele sempre dava um jeito de me visitar, de me ouvir, de me ajudar. Tenho saudades dele, gostaria de ter tido a maturidade e a consciência que tenho hoje naquele tempo, para desfrutar mais de sua amizade angelical, sim, foi um anjo em minha vida. Deus sempre age assim conosco, nos acompanha no tempo, nos vendo como poderemos ser, esperando que aprendamos e acertemos. Em Deus não existe morte ou inferno, só vida e céu, os que descansam nele acham a paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário