sexta-feira, janeiro 05, 2024

Caminho perfeito

      “O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam.II Samuel 22.31

      O caminho de Deus é perfeito, essa é uma verdade eterna, contudo, precisamos entender e aceitar esse caminho em paz para estarmos satisfeitos nele. A razão de tanta insatisfação, mesmo em vidas prósperas materialmente e reconhecidas socialmente, é que lutam contra o caminho perfeito de Deus para suas vidas. Dessa forma a luz mais alta é emanada sobre eles mostrando-lhes a vontade de Deus, Deus ama a todos, a todos chama e a todos mostra o melhor caminho, mas eles resistem, teriam que abrir mão de coisas demais, perderem apoios humanos demais, serem humilhados demais. Deus a ninguém humilha, mas quem se exalta sente-se humilhado em descer do pedestal que ergueu e no qual se posta perante seus pares. 
      Como vemos nossos caminhos, como algo que se tornou perfeito, ainda que não tenha começado assim? Uma jornada que entendemos porque se iniciou e para onde está nos levando? Ou como algo frustrante, algo que aceitamos, mas que lá em nosso âmago não gostamos? Entender de fato nosso caminho como o que Deus tem para nós, e portanto, perfeito, eis um segredo de felicidade e de utilidade, só assim temos paz e damos os melhores frutos. Loucos veem perfeição em seus caminhos, não avaliam sementes e frutos, só prazeres egoistas, arrogantes veem perfeição em seus caminhos, se alegram com seus castelos e louvam os deuses que os ergueram, seus próprios egos, mas todos esses não seguem com o Senhor. 
      A perfeição de Deus conduz a virtudes morais, a servir em amor, a libertação de apetites do corpo, a construir um reino de Deus na eternidade, não aqui. Não, a verdade é que não é fácil olharmos nosso caminho e reconhecermos como perfeitos trilhos de Deus, pesamos o olhar nas encruzilhadas, nos desvios, nas margens escuras, nas escolhas erradas que nos fizeram perder tempo e magoar pessoas. Mas a verdade maior é que se olhamos para trás e vemos essas imperfeições, é sinal que reconhecemos nossos erros e que achamos a perfeição de Deus. Loucos e arrogantes não veem erros em si mesmos, só nos outros, e por não temerem a Deus e não serem humildes não se põem no reto e direto caminho para o Altíssimo Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário