quarta-feira, janeiro 10, 2024

Não confiemos em falsas certezas

      “Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este. Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras; se deveras praticardes o juízo entre um homem e o seu próximo; se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre.” Jeremias 7.4-7

      Com que facilidade muitas vezes, acostumados com o cristianismo e como nossa relação com Deus como com uma mera religião, pecamos a voltamos a nos considerar agradáveis a Deus, como se nada houvesse ocorrido. Sim, até fazemos uso dos protocolos cristãos, pedimos perdão, prometemos que não cometeremos mais o mesmo erro, e achamos que está tudo certo porque temos uma reputação cristã, vamos a cultos, conhecemos a Bíblia, cremos em Jesus como salvador. Mas será que isso basta? No texto bíblico inicial Deus levanta Jeremias para exortar Israel sobre isso, o povo se fiava no Templo e na Lei, recebidos diretamente de Deus, assim começou a perder a noção que desagradava a Deus.
      Nos desviamos de Deus dentro da religião quando achamos que pecado é só o descontrole dos apetites do corpo e a perda de autocontrole que nos leva, por exemplo, à ira, assim somos rápidos para confessar esses desacertos e nos esquecemos do mais importante. Esses pecados, que nos tentam todos os dias, não são os que mais nos afastam de Deus, e são só consequências de estarmos fracos, justamente por estarmos cometendo outros pecados, esses, sim, os mais sérios. Assim limpamos o corpo, porque os pecados menos importantes ocorrem nele, mas não limpamos o espírito. É o espírito que não exerce misericórdia, que não pratica caridade, que não faz justiça, eis a verdade que Israel não queria aceitar. 
      Ninguém, com o mínimo de consciência, entra num templo para participar de um culto com o coração pesado por certos erros. Israel também entrava no Templo, oferecia sacrifícios e ouvia a Lei achando-se limpo, mas eles não estavam limpos. Eles cometiam certos pecados, não se arrependiam desses pecados, permaneciam neles, e não se davam mais nem conta disso, tal o estado de cauterização de mente em que estavam. O pecado que desconsideravam era a razão de existir de religiões que de fato levam ao Deus verdadeiro, servir ao próximo, e principalmente ao mais necessitado. Tenhamos cuidado com certezas falsas, que nos fazem achar que estamos agradando a Deus quando não estamos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário