domingo, janeiro 14, 2024

Coragem para aprender e ensinar

      “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.Lucas 4.18-19

      É preciso coragem para enfrentar as consequências das escolhas erradas que fizemos. Coragem e humildade, afinal muitas vezes construímos toda uma vida sobre escolhas ruins, inventamos desculpas para termos feito o que fizemos, não admitimos para ninguém que erramos, pois não admitimos para nós mesmos. Deus sempre nos chama à luz, mas ele também sempre respeita nossa vontade, e nós podemos construir fortes muralhas mentais que nos protegem da verdade e nos mantêm na mentira. A verdade pode nos colocar numa fragilidade que não queremos enfrentar, porque equivocadamente achamos que temos que enfrentar sozinhos, sem Deus. Desistimos de Deus e achamos que ele também desistiu de nós. 
      Mas sábio é o que acha a tempo coragem para enfrentar no presente o que podem ser causas erradas, assim evitando efeitos ruins no futuro. Só na luz de Deus temos essa clareza, mas só ficamos nessa luz com humildade. O tempo sempre tenta nos ensinar, e o humilde ainda que tenha feito escolhas ruins, aprende com os frutos dessas e passa a andar com cuidado, escolhendo certo. Contudo, ter coragem para enfrentar escolhas erradas é ter amor e humildade também para ajudar os outros, primeiro nossos cônjuges e filhos, e depois parentes próximos e amigos. Ainda que tenhamos que respeitar o tempo das pessoas, temos que ter coragem para lutar por elas, isso é mais que agradar a Deus andando na luz, é conduzir os outros à luz. 
      Todos temos uma chamada, indiferente de nossas profissões seculares e de nossos ministérios em igrejas, a chamada de professor, o verdadeiro mestre o é dando exemplo em obras, não só em palavras. O verdadeiro mestre aprendeu com os próprios erros, assim deseja evitar que os que ama cometam os mesmos erros e colham frutos ruins. Se não ensinamos por amor e em humildade não somos mestres, somos só hipócritas tentando prevalecer sobre os outros por vaidade e insegurança, muitas vezes falando aos outros, mas tentando convencer a nós mesmos sobre algo que não vivemos. Que não sejamos corajosos para a crítica e para a arrogância, e negligentes para escolhermos certo e ajudar os outros a fazerem o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário