segunda-feira, janeiro 29, 2024

Os sábios resplandecerão

      “E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.Daniel 12.1-3

      Algumas palavras rápidas sobre o texto acima. Miguel é um arcanjo, entendido como o ser espiritual líder dos seres espirituais que zelam pela nação de Israel. “Um tempo de angústia qual nunca houve”, será que já aconteceu ou acontecerá? Será no plano físico ou no espiritual? Não sabemos, o que importa é que Deus diz “livrar-se-á todo aquele que for achado escrito no livro”. Isso significa que privilegiados estão predestinados? Não, significa que Deus sabe de antemão quem, usando o livre arbítrio, estará numa posição espiritual próxima a ele no futuro. “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão”, o povo judeu, por sua religião, mesmo o da época do Cristo homen, não tinha o conceito da vida além que temos hoje.
      Por isso tanta ênfase, principalmente no novo testamento, sobre ressurreição, que não tem a ver só com o poder de Deus para ressuscitar mortos neste mundo, como tantos evangélicos celebram, e muitos querem viver mais aqui, mas não se preparam para lá. O ensino é que todos os seres humanos serão avaliados, e poderá serão não fisicamente no mundo mediante ressurreição do corpo físico, mas no plano espiritual, creio dessa forma. A vida não acabará ou seguirá sem consequências e cobrança de responsabilidades, mas “uns para vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno”. Daniel antecipa ensino de Jesus, conceito que Israel de seu tempo não tinha com clareza, esse achava que bem e mal se planta e se colhe no mundo.
      “Os que forem sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento, os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente”, a lição mais importante está no final do texto. Os sábios entendem que a prioridade da existência é espiritual, não material, que o reino de Deus está na vida além morte, não neste mundo, e que o que será valorizado lá são virtudes morais, humildade, santidade, amor, não bens e honras deste mundo. Um brilho ímpar e forte, que Daniel, na interpretação de um homem de seu tempo, diz ser semelhante à luz do Sol e das estrelas, isso não é físico, é espiritual e qualidade espiritual está diretamente relacionada à qualidade moral. Vivamos e ensinemos a justiça para brilharmos perto de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário