terça-feira, janeiro 30, 2024

Os sábios entenderão

      “Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas coisas? E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim. Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão.Daniel 12.8-10

      O objetivo deste texto não é fazer um estudo profundo sobre o livro de Daniel, que contém algumas das passagens mais enigmáticas da Bíblia, comparadas só às revelações de João em Apocalipse. Mas podemos aprender algumas coisas refletindo nas reações de Daniel às profecias que recebe, e nas respostas que Deus lhe dá. Daniel era especial, mas também era humano, como nós. Não fazemos ideia de quantas coisas muitas vezes o Senhor pode nos revelar, por estarmos preparados para isso, e às vezes ele mostra coisas bem na nossa cara. Nós até vemos, mas não entendemos do jeito certo por estarmos ocupados com o dia a dia, com coisas menores, que Deus diz em Mateus 6.33 que dá àqueles que buscam em primeiro lugar o seu reino. 
      Primeiro Daniel reclama que algo que lhe foi mostrado e ele não entendeu, a isso Deus responde que não era para ele entender, o entendimento de tal coisa só ocorreria no futuro. Depois o Senhor fala algo sobre o futuro, “muitos serão purificados e provados, mas os ímpios procederão impiamente”, assim não devemos ver o futuro como uma situação extrema, com todos salvos ou todos perdidos, mas semelhante a todos os tempos, certos se acertando e errados errando. Mas Deus diz algo novo, aquilo que Daniel disse não ter entendido, os sábios no futuro entenderão. Em que tempo estamos, será que já é o futuro que Deus disse a Daniel? Se é o futuro, quem somos: ímpios sendo enganados, ou sábios, entendendo realmente as coisas? 
      É difícil ver sabedoria em muitos que se dizem cristãos, quando vemos uma igreja evangélica no Brasil, que nunca foi homogênea como a mídia desinformada diz que é, que se tornou grande a ponto de eleger um presidente, enganada. Primeiro seduzida por pastores gananciosos e sem o amor do Cristo, depois comprada por líderes políticos, que ao mesmo tempo que se dizem conservadores da moral judaica-cristã, defendem machismo, direito à posse de armas, e têm apoio de extremistas de direita, incluindo neo-nazistas e haters de homoafetivos. O pior engano é se achar mais apurado conhecedor da verdade que os outros, pior que a falta de informação é a arrogância, mas ainda pior que isso é crer que Deus apoia esse equívoco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário