quarta-feira, janeiro 03, 2024

Nascentes de água pura

      “E eu vos enviei todos os meus servos, os profetas, madrugando e enviando a dizer: Ora, não façais esta coisa abominável que odeio. Mas eles não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos, para se converterem da sua maldade, para não queimarem incenso a outros deuses.Jeremias 44.4-5
      “Os aflitos e necessitados buscam águas, e não há, e a sua língua se seca de sede; eu o Senhor os ouvirei, eu, o Deus de Israel não os desampararei. Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água.” Isaías 41.17-18

      A água brota naturalmente em vários pontos da terra, são as nascentes ou minas d’água, origem de rios e lagos. Contudo, o mau uso da terra, o excesso de plantações e de criações, tem destruído essas minas, prejudicados são os seres humanos. Parece simples de entender, mas muitos não entendem, veem eficiência em desmatamento e queimadas, para lucrarem com agricultura e pecuária e se esquecem do que alimenta plantas, animais e gente. A água não deixa de existir porque nascentes são destruídas, continua subterrânea, mas mais difícil de ser achada e deixando de cumprir um de seus propósitos, alimentar a superfície, gerar rios, manter peixes e outros animais, enfim, fazer parte de um complexo ecossistema. 
      Deus chama profetas, as minas desaguando na Terra sua palavra, se uma palavra ruim produz terríveis consequências, uma palavra boa gera vida e permanece viva para sempre. Entretanto muitos profetas têm sido desprezados, expulsos e calados, não acham lugar nas igrejas cristãs, que preferem os falsos profetas, esses, famosos, políticos e liderando muitos ministérios. Os verdadeiros profetas não deixam de existir por causa disso, Deus não deixa de chamá-los e de alimentá-los, mas o mundo deixa de ouvir a palavra pura e profunda do Senhor quando as igrejas preferem palavras materialistas e preconceituosas. Muitos pensam estarem saciando suas sedes com água pura, mas é só um líquido estranho, que os faz adoecer e perecer. 
      Esses líquidos estranhos correm livremente pelo mundo, represam-se em rios, chegam até os mares, as suas margens comércio é feito, enriquecendo homens, religiosos ou não. Já as fontes de água pura são pequenas, mesmo secretas, parecem não ter importância, por isso muitas nascentes são menosprezadas e destruídas. As pessoas não querem se dar ao trabalho de descobrir e manter fontes, preferem os grandes lagos, nem se importando se estão poluídos. Ninguém se engane, tradição e conservadorismo não são sinônimos de verdade e pureza, Jesus era só um homem, fariseus, saduceus e escribas eram representantes de uma religião secular, grandes rios, mas no Cristo estava a nascente da água da vida, o Espírito Santo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário