segunda-feira, janeiro 08, 2024

Quem resiste à fama?

      “Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.” “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.Mateus 6.2, 5

      Quem resiste à fama? Jesus homem resistiu. Até um tempo atrás as pessoas alcançavam uma posição de prestígio, por um motivo ou por outro, então eram expostas à fama, que avaliava mais que capacidades e talentos que os tinham levado a posições de celebridade, mas sua vaidade. Hoje não, muitas pessoas buscam a fama, a desejam mais que outra coisa, ainda que não tenham capacidades e talentos. Isso revela não só uma verdade patética da atualidade, mas também uma característica humana que podia estar escondida e aguardava para se mostrar nestes chamados por muitos “últimos tempos”. Por que fama é tão desejada? Ela de fato é assim tão importante? 
      Existe uma fama natural, digamos assim, mas mesmo aquela que vem por atitudes e palavras do bem pode ser perigosa. A verdade é que só Deus pode, merece e está preparado para receber glória, nós seres humanos, todos nós, não estamos, ainda que aparentemente pareçamos digerir e administrar bem a fama. Aprovação e honra de homens mexe mais que com nosso emocional, altera nosso espírito, tira nosso olhar do alto e o foca embaixo, quando isso acontece paramos de trilhar o caminho da vida eterna e andamos com a morte. Mesmo líderes cristãos bem intencionados e usados por Deus caem se não sabem administrar fama, então Deus é esquecido e o homem, exaltado. 
      Temores e limites, medos e muros, pânicos e fraquezas, não são restrições, mas proteções contra nossa própria vaidade, talvez nossa última e maior tentação. Muitos superam muito para alcançar algo, aprendem sobre humildade e santidade, exercem amor puro, contudo, após tudo isso, sucumbem à vaidade que brota em seus corações quando seus trabalhos e valores são reconhecidos pelos pares. Honra e glória são dádivas muito singulares, uma vez recebidas não serão mais, assim aclamados por homens não serão elogiados por Deus. Por isso o texto acima diz “em verdade já receberam o seu galardão”, o galardão do homem é vão e falso, enquanto o de Deus é eterno e verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário