sábado, janeiro 13, 2024

Gotas no oceano

       “E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.” João 17.22

     Uma gota se torna o oceano quando entramos em íntima comunhão com Deus, o oceano se torna uma gota quando Deus nos toca e se compartilha conosco. Quando um facho de luz muito forte, ainda que pequeno, se expõe a uma luz com a mesma intensidade, mas que ilumina um local muito extenso, não se discerne mais a pequena luz da maior, tudo é uma única claridade. Quando um instrumento toca na mesma afinação de toda uma orquestra, o instrumento se torna orquestra, mas toda a orquestra pode baixar seu volume e acompanhar um instrumento solo, e se todos estiverem no mesmo tom não haverá diferença entre instrumentos que acompanham e instrumento solo, só haverá uma completa e harmoniosa orquestra. 
      Água, luz, som, três ambientes distintos, mas que belas metáforas da comunhão do ser com Deus. Deve haver humildade na gota para se adequar e se unir ao oceano de forma que não se discerna mais o que é gota e o que é oceano, mas muito mais humildade no oceano para permitir que uma pequena gota compartilhe sua identidade, sua substância, sua grandiosa presença. Sim, Deus, o todo-poderoso, é humilde, se não fosse não amaria o ser humano, tão inferior a ele em virtude e conhecimento, e o atrairia para ser parte sua. Mas quem estranha uma vela acesa debaixo do Sol a pino? É tudo luz, toda a verdade está revelada, nada precisa estar escondido, não há vergonha ou escândalo, se conhece como se é conhecido. 
      Mas a terceira simbologia completa o mistério, ainda que um violino afinado pareça desaparecer no meio da massa sonora sinfônica, a sonoridade, ímpar, exclusiva de um instrumento, faz diferença, não é só mais um, confere mais beleza e riqueza ao todo. No amor Deus adiciona e nisso ele próprio fica maior e melhor, sim, Deus precisa de nós, simples seres humanos, imperfeitos e mortais, através de nós, outros podem ser iluminados e aperfeiçoados. Uma gota limpa e salgada faz diferença num oceano, uma vela acesa faz diferença sob o sol, um instrumento afinado faz diferença numa orquestra, cada um é igualmente importante para Deus, por isso ele se emana em Jesus e pelo Santo Espírito para conectar-se a nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário