quarta-feira, janeiro 31, 2024

Os sábios vão até o fim

      “E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias. Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias. Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias.Daniel 12.11-13

      Como eu disse na reflexão de ontem, o objetivo aqui não é um estudo sobre as profecias de Daniel, mas novamente refletiremos sobre algumas coisas que Deus disse ao profeta sobre sua vida presente. Algo importante quando lemos Apocalipse e outros textos é não viajarmos em fantasias surreais, ainda que Deus tenha permitido a Daniel e a João “verem” e registrarem o futuro, na verdade não entenderam o que viam com clareza, assim escreveram conforme a cultura e a experiência religiosa de seu tempo. Se eles não entenderam, nós também não podemos entender, ainda que com mais conhecimento científico e mesmo espiritual, possamos hoje estar mais próximos da interpretação mais lúcida e menos fantasiosa dos antigos. 
      Com facilidade você vai achar na internet material sobre o livro de Daniel, aliando as “semanas” ou “dias” que o profeta cita, a eventos dos últimos tempos, denominados “tribulação”, “pequena tribulação”, dando interpretações diferentes sobre quando será o “arrebatamento”, se antes, se no meio ou se no fim desses eventos. Enfim, escatologia, que pela doutrina protestante tradicional interpreta muita coisa como física e no plano material, neste mundo. Eu, contudo, tenho hoje um posicionamento diferente, creio que muitas coisas ocorrerão só no plano espiritual, e que Deus não precisou e não precisará desobedecer leis materiais e naturais para fazer sua vontade. Não creio em fantasias apocalípticas, ao menos não neste plano.
      Mas mesmo vendo os eventos em lugares e tempos distintos, algo não podemos abrir mão, do preparo moral adequado que temos que ter sempre para sermos confrontados pelo fim. Algumas exortações de Deus a Daniel servem para nós hoje, “bem-aventurado o que espera e chega até” tal e tal dia, “tu, porém, vai até ao fim, porque descansarás e te levantarás na tua herança”. Paciência para ser recompensado no plano espiritual. Indiferente de como interpretamos Apocalipse, salvação se ganha com perseverança, não adianta fazer muito e não chegar ao fim de pé. Se Deus diz descansarás e te levantarás, fala sobre morte e ressurreição, mas não aqui. A herança de Daniel não é terrena, é celestial, assim como será a de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário