sábado, janeiro 20, 2024

Cuidado com os “amigos de Jó”

      “Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor: "Convertam-se a mim de todo o coração; com jejuns, com choro e com pranto. Rasguem o coração, e não as suas roupas." Convertam-se ao Senhor, seu Deus, porque ele é bondoso e compassivo, tardio em irar-se e grande em misericórdia, e muda de ideia quanto ao mal que havia anunciado.Joel 2.12-13

      “Eliú disse ainda: "Você acha que é justo dizer: ‘A minha justiça é maior do que a de Deus’? Porque você diz: ‘De que me serviria ela? Que proveito tenho, se eu não pecar?’ Eu darei a resposta a você e aos seus amigos também. Olhe para o céu e veja; contemple as altas nuvens acima de você." "Se você peca, que mal causa a Deus? Se as suas transgressões se multiplicam, que prejuízo isso poderia trazer a ele? Se você é justo, o que está dando a ele ou o que ele recebe da sua mão? A sua impiedade só pode fazer mal ao homem; e a sua justiça só pode dar proveito ao filho do homem."Jó 35.1-8

      Temos que ter certo cuidado ao ler o livro de Jó, boa parte dele são discursos de amigos que tratam a causa de Jó incorretamente. Eu sou seletivo para usar textos de Jó como palavra bíblica inicial aqui, podem não ser bem entendidos. Esse livro, que é um dos mais importantes e atemporais textos da Bíblia, possivelmente relatando, pelas mãos de Moisés, a história de um dos personagens mais antigos do cânone, talvez contemporâneo ou anterior a Abraão, deve ser lido por inteiro para compreendermos sua lição principal. As palavras dos amigos de Jó, ainda que citando Deus e entendimentos sobre o caráter e ações de Deus, não possuem um viés correto, mas isso fazia parte da provação de Jó autorizada pelo próprio Deus. 
      Algo que nos prova muito como cristãos é sermos atacados com a própria Bíblia, Jesus foi tentado assim por Satanás. Se não tivermos confiança maior em Deus poderemos nos perder da fé, principalmente se já estivermos em situação extrema de perdas materiais e afetivas como estava Jó. Jó não perdeu o temor a Deus quando lhe foram tirados bens e afetos, mas seus falsos amigos queriam tirar-lhe isso. No texto acima, Eliú parece defender Deus e atacar Jó, pessoas assim parecem conhecer Deus e a nós, mas não aproximam os seres humanos de Deus, os afastam dele. “Amigos de Jó” são arrogantes, não abrem portas por amor, trancam portas pela hipocrisia, como se ninguém fosse digno de passar por elas, só eles.
      Não que Jó estivesse certo, tanto que o Senhor o estava tratando, mas o Deus do evangelho não fala pelas vozes de falsos religiosos, essas só têm um propósito, fazer-nos desistir da fé. São vozes perigosas pois não negam Deus, nem muitas de suas virtudes, mas negam a iniciativa constante e eterna de amor do Senhor. “Deus é bom, mas se você errar não terá mais direito à sua bênção”, assim fala um “amigo de Jó”, que pode tanto ser humano como espírito. Isso não é verdade! Ao humilde, Deus acha, ainda que discipline e lhe permita privações, sempre dá consolo e esperança para que aguarde o tempo de honra com dignidade. Jó aprendeu mais sobre Deus e sobre si no final, após suportar sua prova e não dar ouvidos a falsos amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário