sábado, março 09, 2024

Agradeça pelas feridas

      “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.Isaías 53.6-7

      Antes de explicar o raciocínio desta reflexão vamos deixar claro alguns pontos. Não precisamos e nem devemos ficar embaixo de qualquer espécie de relacionamento abusivo, toda violência deve ser parada e informada, se for contra pessoas em estado de vulnerabilidade, como crianças, idosos e deficientes físicos ou mentais, autoridades devidas devem ser acionadas, assistente social, psicólogos e mesmo polícia. Mas o ponto desta reflexão não é administrar violências físicas que podemos sofrer de pessoas com as quais dividimos o teto, mas de outras, que ainda sem contato físico direto e mais permanente conosco, podem nos ferir por palavras e atitudes. Estamos sujeitos a feridas quando nada fizemos para merecê-las, que parecem gratuitas. 
      Mas sob o ponto de vista de Deus, há algo que ocorra em nossas vidas que não tenha propósito ? Penso que não, e na verdade o que mais nos faz crescer é administrarmos corretamente feridas injustas, para aceitarmos isso basta conhecermos a trajetória do Cristo homem na Terra. Se tentarmos revidar, ainda que de forma educada, ainda que tentando subjugar alguém não fisicamente, mas só intelectualmente, estaremos fugindo de oportunidade que Deus nos dá para deixarmos funcionar o mecanismo de justiça do universo, que não fazemos ideia do tamanho e da eficiência que tem. Por isso, agradeça a Deus pelas feridas injustas e siga humilde e com paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário