terça-feira, março 12, 2024

Mude por dentro (1/4)

      “E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.Jeremias 31.34

      Alguns não mudam de opinião porque não conhecem nada diferente da opinião que têm. Acredite, há muitos assim no mundo atual, gente que nasceu numa cidade, numa aldeia, e próximos a seus familiares continuarão até o fim de suas vidas. Desempenham profissões herdadas de pais e avós, amizades e crenças passadas a eles pela família, muitos moram numa mesma casa desde que se casaram, e se não se casaram, ainda permanecem no quarto das casas dos pais que os receberam quando eram recém-nascidos. Esse tipo de pessoa não precisa ser alguém com pouca formação intelectual, muitos até têm cursos superiores, mas sua visão de mundo é restrita ao que lhes foi passado na infância e adolescência, nada conhecem de diferente. 
      Pessoalmente não creio que alguém esteja totalmente preso, ainda que o corpo físico passe a existência limitado a uma área geográfica, e o emocional amarrado à visão de mundo de uma família, o espírito sempre pode ser livre, esse não precisa viajar pelo mundo para cumprir sua missão aqui. Os que vivem cerceados por tradições e bens familiares, têm nisso uma oportunidade, serem livres espiritualmente mesmo presos dessa forma, e como dizemos, limites não são restrições, mas proteções contra nós mesmos. Todos recebem livre arbítrio para poderem ir além de onde estão aportados, tradições familiares e estabilidade financeira que há em legados, desse direito ninguém é privado, todos podem mudar se desejarem de fato.

Desafios para mudar,
reflexão em quatro partes
José Osório de Souza, 18/06/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário