terça-feira, março 05, 2024

Como somos surpreendidos?

      “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.Mateus 7.22-23

      Quando recebem uma notícia, principalmente nas áreas financeira e profissional, as pessoas podem ser surpreendidas, mas de maneiras diferentes. Algumas dizem, “poxa, não esperava que fosse tanto”, e outras dizem, “achava que seria mais”. Expectativas variam de acordo com a qualidade da esperança. Quem espera humildemente em Deus será surpreendido para melhor, se achará menos merecedor do que recebe. Mas isso não acontecerá por ter auto-imagem depreciada ou falta de amor próprio, mas por ter a maturidade de quem conhece a si mesmo, a vida, as pessoas e a Deus, sabe dos preços a serem pagos, mas sabe que somos todos orgulhosos e egoístas, portanto passíveis de colher injustiças que nós mesmos plantamos.
      O que espera de forma imatura e egoísta cria expectativas fantasiosas, plantou errado, com vaidades e não se importou em desrespeitar os outros para obter o que queria, não temeu a Deus, pôs sua obstinação acima do amor, assim caminhou para as trevas. Nas trevas não se tem lucidez, não se conhece a justiça, vê-se a si mesmo de forma exagerada, considera seu ponto de vista a verdade, assim se acha merecedor de frutos que não plantou com justiça, e quando colher, achará que foi muito menos que merecia. Muitos injustos até colhem algo bom por um tempo, Deus é paciencioso, mas um dia a conta chega, ainda que seja no outro plano, após confronto com a luz que revela a verdade sobre o que cada um fez e merece receber.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário