sexta-feira, março 01, 2024

Extremistas só veem extremistas

      “Quero, com sabedoria, refletir no caminho da perfeição. Quando virás ao meu encontro? Em minha casa, andarei com sinceridade de coração. Não porei coisa injusta diante dos meus olhos. Detesto a conduta dos que se desviam. Nada disto se pegará em mim.Salmos 101.2-3

      A dificuldade que se tem para dialogar com extremistas é que eles veem todos como extremistas, assim, em dois polos, ou com eles ou contra eles. Nem adianta tentar convencê-los que você não concorda totalmente com eles, mas também não está no outro extremo, que discorda de pontos do lado extremo do deles, assim como concorda com pontos do lado deles. Eles são extremistas, e como tais ou se está cem por cento certo e com eles, ou cem por cento errado e contra eles. É triste, mas sempre existiu gente assim, ocorre que nos últimos anos no Brasil o cenário político ofereceu oportunidade para que um tipo de extremista se manifestasse publicamente, infelizmente, justamente um tipo que abraça muitos evangélicos. 
      A ideologia política e religiosa e o perfil de político e de líder religioso que uma pessoa escolhe para apoiar, revela o tipo de pessoa que ela é, mas é mais que isso, mostra o tipo de herói que ela tem, mesmo o tipo de pastor ou até de pai que ela gostaria de ter. Esse laço afetivo que une seres humanos a líderes populistas mostra um lado sombrio da alma humana, que na carência não resolvida por meios sadios e humildes, acha solução nos transtornados extremos oferecidos por seres também carentes, mas de adoração. Adoradores procuram algo digno de adoração, se não se acham em Deus, na luz, no bem, serão enganados pelas trevas, que têm no disfarce religioso e moralista sua melhor artimanha para enganar enganáveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário