sábado, março 30, 2024

Ser em trevas é diabo (10/10)

      “Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?Malaquias 3.6-7

      Se Deus é luz, o diabo é trevas. O que há na luz? Tudo, nela vemos onde estamos, de onde viemos, para onde podemos ir, sem batermos em paredes, cairmos em buracos, esbarrarmos em outros seres, ou invadirmos lugar que não é nosso. Nas trevas também há tudo, só que quem está nelas não enxerga, assim a escuridão não está no universo físico ou no espiritual, mas dentro dos seres. O que adianta estarmos em lugar iluminado se estamos cegos? Há luz em tudo porque nada escapa da luz de Deus, ele está em todos os lugares. Não há um lugar de trevas, trevas e inferno estão dentro dos seres que não querem estar perto de Deus. A essa escolha Deus respeita, o único espaço que a luz de Deus não entra é o coração que não quer Deus.
      Todo ser que carrega trevas dentro de si é um “diabo”, é assim neste mundo e será no outro, agora se essa situação é infinita é uma questão que fica para cada um responder, a teologia tradicional protestante diz que sim. Mas novamente repito aqui, cânone bíblico e doutrina cristã são construções de homens, Deus não desceu e os registrou em pedras, pergaminhos ou papel, Jesus nunca escreveu uma linha, não que chegasse até nós. Construções religiosas são convenientes a homens em seus tempos e espaços, só o Espírito Santo é vivo e representante oficial de Jesus no mundo. Quer saber a verdade sobre o diabo? Pergunte ao Espírito Santo, mas faça isso com perseverança e consagração, sem medo de saber a verdade. 

“Questões sobre o diabo”,
reflexão em dez partes
José Osório de Souza, 19/06/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário