quarta-feira, junho 13, 2018

Espírito Santo: correção ou consolo?

      Salvação é a primeira palavra que o Espírito Santo nos dá, estando ele ainda fora do nosso coração, mas dentro do coração de alguém já convertido que deixa Deus usa-lo para nos abençoar. Uma vez salvos, selados pelo Espírito Santo que passa a morar em nós, ele pode nos falar de duas maneiras, ou para corrigir uma atitude errada, ou para nos consolar para que continuemos com a atitude certa. Sempre que paro para saber o que o Senhor quer que eu compartilhe aqui no “Como o ar que respiro”, pergunto isso a Deus, será uma palavra de correção ou de consolo? 
      Como pastores de Deus, seja nossa congregação qual for, uma igreja, um grupo de amigos ou nossa família, não podemos trocar as palavras, consolar quando alguém está necessitando de correção, ou corrigir quando alguém precisa de consolo. O Espírito Santo sempre dá a palavra adequada, ele não açoita o que está tentando fazer a coisa certa, mas está enfraquecido, se fizesse isso, o que já está fraco se perderia de vez. Mas o Espírito Santo também não passa a mão na cabeça de quem está precisando ser disciplinado, ele sabe quando necessitamos e podemos suportar uma palavra mais dura, que nos acorde e nos coloque na direção certa.
      Que palavra você está precisando ouvir, seja realmente sincero e diga? É consolo ou é correção? Por outro lado, que palavra você está precisando dar para alguém, de verdade, é correção ou consolo? Que não sejamos mimados ou mimemos alguém, com uma palavra que não confronta, que não exige mudança, que não leve a um arrependimento que transforme a vida para melhor. Mas que não nos falte amor, paciência, sensibilidade, e depois voluntariedade, para consolar alguém que talvez esteja definhando bem perto de nós e nós nem percebemos. Que tenhamos o discernimento do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário