terça-feira, junho 12, 2018

Espírito Santo: O próprio Deus

      “Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. I Coríntios 13.9-12

      A Bíblia é o reflexo da espiritualidade pura de Deus na moralidade da humanidade de seu tempo, enquanto a espiritualidade de Deus é absoluta, a moralidade do homem é relativa. Quando estudamos, entendemos e praticamos a Bíblia, precisamos levar em consideração o fato dos textos mais novos dos 66 livros da cânone protestante, terem sido escritos no final do primeiro século. Nesse tempo, por exemplo, a mulher tinha um papel de total submissão ao homem e inferioridade, na sociedade e na religião, por outro lado ter escravos era algo normal. Ainda assim, não existe nenhum texto no novo testamento que recrimina esses costumes, costumes que são recriminados hoje em dia na civilização ocidental, da qual fazem partes as igrejas cristãs oficiais. 
      Entendemos dessa forma que não se pode usar um reflexo como uma referência atemporal, e na pratica isso é o que ocorre hoje em nossas igrejas, mesmo que se pregue nos púlpitos, tantas vezes, algo irreal, que a Bíblia deve ser obedecida, principalmente nos temas morais e sociais, ao pé da letra. Muitos conceitos mudaram, o homem mudou, e mesmo o conceito de pecado mudou, coisas que eram erradas no século I, e assim ensinadas mesmo pelos autores de evangelhos e cartas, não são mais. Se o apóstolo Paulo visse a liberdade que as mulheres têm hoje nas igrejas, tendo ele o pensamento de sua época, talvez taxasse as igrejas atuais de perdidas e hereges, mas Paulo escreveu em Deus para a sua época.
      Aprendemos com Paulo hoje? Muito! Damos menos relevância à Bíblia pela moralidade datada do apóstolo revelada no novo testamento? De forma alguma! Se o reflexo foi feito por filhos genuínos de Deus, será um reflexo do Deus único e verdadeiro, ou pelo menos o que mais próximo está de uma visão do criador e Senhor do universo. Contudo, é importante que nestes tempos finais, mais do que nunca, os filhos de Deus entendam essa verdade sobre a Bíblia, para que não cometamos, não mais, o engano de olharmos o reflexo como imagem real. O real, nós já temos, o Espírito Santo que habita os filhos de Deus, esse não é relativo, mas absoluto, esse não é uma interpretação de quatro mil, dois mil anos atrás da espiritualidade de Deus, esse não é um reflexo datado de Deus, o Espírito Santo é o próprio Deus!
      Sei que muitos que são confrontados com a palavra desta reflexão, dizem que é palavra de desviado, bem, Jesus foi chamado de endemoniado, pelos líderes e doutores da lei, os membros de nível mais importante da religião israelita de seu tempo. Digo a esses que têm essa visão equivocada do evangelho, limitada de Deus, que o Espírito Santo basta, e se ele nos leva a esse entendimento, ele também continuará nos conduzindo às referências mais altas, puras e verdadeiras da vontade de Deus para os homens. Desafio, sim, a esses que pensam diferentemente, que oficialmente são maioria, a viverem uma vida santa, curada e feliz em Deus, com essa religiosidade ainda católica que possuem, mesmo que arroguem ser protestantes e evangélicos melhores que os cristãos liderados pelo Vaticano. Tenho total convicção do que digo no Senhor Jesus, e estou pronto para dar satisfação a Deus, o único juiz, de cada palavra dita aqui, virtualmente, e na vida não virtual, mas real do mesmo jeito nestes últimos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário