terça-feira, junho 05, 2018

Resposta imediata ou aprovação final?

      E quando, enfim, a bênção chegar, quando a resposta de Deus se realizar em algo concreto, quando uma intenção espiritual se transformar em realidade material e presente em tua vida, que você tenha uma lembrança do passado. "Como?", você pode me perguntar, "se Deus respondeu, por que eu vou olhar pra trás, para aquele momento de luta, quando eu tinha uma necessidade e clamava, em dor, ao Senhor por socorro?".
      Sim, eu pergunto sobre o passado, porque maior que a alegria na resposta, no fim de uma etapa vencida em Deus, é ter aprendido no processo que podemos ter alegria mesmo antes de ver a resposta materializada. Quem aprende essa lição, não terá mais que passar pela prova, mas quem se desesperou no processo, quem ao invés de confiar em Deus, se achou abandonado, desprezado pelo Senhor do universo, poderá até sentir um alívio com o fim do problema.
      Contudo, não estará aprovado, só experimentará um conforto temporário do Deus que ama o homem e conhece seus limites, por isso não o prova até a morte. Assim que o homem se restabelecer, será provado novamente, e na mesma matéria, como um aluno repetente, até que receba aprovação de fato. Aprovação não é obter a resposta da oração, mas ter fidelidade, gratidão, confiança em Deus que gera paz, antes mesmo de ver com os olhos físicos, a resposta concreta.
      O que queremos de verdade, uma resposta imediata ou uma aprovação final de Deus? O cristão maduro experimenta alegria durante a luta, de maneira que pode dizer o que o apóstolo Paulo disse em Filipenses 4.11-13: "Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece".

Nenhum comentário:

Postar um comentário