segunda-feira, junho 25, 2018

Profissionais Cristãos Prósperos

      Com o tempo, batendo a cabeça e sofrendo decepções, aprendemos algumas lições, como seres humanos e também como profissionais sendo cristãos. Algumas nos ensinam sobre nós mesmos, outras sobre os outros, mas sempre sobre Deus, se é que vivemos nele, por ele e para ele. Seguem algumas coisas que aprendi, cinco lições, nestes anos, como músico, meu ofício, seja tocando um instrumento ou compartilhando sobre música, instrumentos musicais e tecnologia musical, que acredito que poderá ser útil a você, seja qual for sua profissão:

1. Nosso trabalho só será nosso melhor trabalho se for feito com o coração: os que dizem, “ajo como profissional, não misturo com emoções”, cometem um erro, principalmente em se tratando de trabalho musical ou artístico, infelizmente já vi até pastor agindo com essa frieza. Mas que ofício não é artístico, se for feito com o coração? Eu penso que Deus chama a todos, de um jeito ou de outro, para serem artistas, Deus criou o universo, a Terra, o ser humano, com arte, se fosse só com ciência, funcionalmente, não haveria tanta harmonia estética em tudo.

2. Precisamos fazer alianças, trabalhar em equipe, dependemos dos outros, mas precisamos fazer isso do jeito certo e com as pessoas certas. Ninguém é só, está só, precisa ser só, ao mesmo tempo que não precisamos bajular ninguém para termos sucesso. O jeito certo é com generosidade, ajudando, apoiando e promovendo todos os que pudermos, sempre enfatizando suas qualidades e sendo misericordiosos com seus limites, e não destruindo outros, “puxando tapetes”, prejudicando e criticando. As pessoas certas são aquelas realmente de bem, que permanecem amigas fiéis mesmo quando não existe relação diretamente profissional ou que envolva grana.

3. Não percamos a autocrítica, nos avaliemos sempre, isso evita que gastemos tempo desnecessário, assim, nos questionemos. Para quem falamos? Quem são ouvidos para nossas palavras? Alguns sempre se oporão a nós, mas sabemos que estamos trabalhando bem, se forem mais os que aprendem conosco, que os que passam a vida procurando e divulgando nossos defeitos. Para alguns nossas palavras nunca terão valor, mas façamos balanço, isso é lúcido, nos olhemos com honestidade e achemos saldo positivo, senão, mudemos as palavras ou procuremos ouvidos adequados para nos ouvirem.

4. Coloquemos Deus sempre na frente de tudo, no início, essa é a lição principal. Deus nos dá lucidez para sabermos o que fazer, como, onde e com quem fazer, o que anda com Deus sabe para onde vai, não se perde em trevas, segue para a vitória com simplicidade, humildade, mas em paz e com convicção. Com Deus na frente não vivemos como “franco atiradores”, dando tiros a esmo, pra todo lado, sem foco ou certeza, só esperando que a sorte ajude, aliás, o cristão não acredita ou conta com a sorte, mas com seu Senhor.

Já vivi em minha vida profissional, depois de um tempo enfermo, depois de me sentir carta fora do baralho, a experiência de ser inclinado a fazer algo, simplesmente porque era algo que eu podia fazer naquele momento e que me agradava bastante, portanto não era algo forçado. Contudo, depois de um tempo vi que era o Espírito Santo me motivando, e se ele motiva é porque tem um propósito. Assim, um tempo depois, me vi forte novamente, no jogo da vida profissional desse mundo, outra vez sendo colocado por Deus em lugar de honra e podendo ser, de novo, benção nas vidas das pessoas.

5. Vejamos Deus no final: em Deus entendemos também o verdadeiro sentido de prosperidade, que para os que seguem a Jesus, não é necessariamente abundância de bens e dinheiro, nem popularidade, pelo menos não em curto prazo. O profissional cristão próspero pode ser uma bênção maravilhosa em sua área, mas com discrição, talvez não sendo aprovado e honrado por grandes e fortes, mas sendo útil na vida dos pequenos. O vitorioso em Deus terá na eternidade a honra de Deus por ter, com seu ofício, feito, não grana, mas amigos, tantos que em vida ele nem teve noção disso, mas fiéis, agradecidos ao Senhor por terem sido tão abençoados por um profissional que se colocou nas mãos de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário