segunda-feira, junho 04, 2018

Vivendo com a oposição

      Nem digo vivendo com os inimigos, pois cristão de verdade não tem inimigos, não do lado dele, não permanentes, mas muitos se opõem a nós e por muitos motivos, conviver com essa oposição não é facil. Talvez para alguns, até pareça ser mais fácil, esses que dizem que não estão nem aí para o que os outros pensam ou deixam de pensar deles, mas eu não acredito que isso seja verdade. Esses, que aparentam certa superioridade com a oposição, se não forem cristãos maduros e realmente espirituais, apenas deslocam a dificuldade com os que se opõem a eles para lugares mais secretos, ao invés de reagirem com palavras e ações, somatizam em enfermidades, sejam físicas ou emocionais. Mas enfim, conviver com a oposição não é facil pra ninguém. Em primeiro lugar reflitamos nas razões de existirem opositores em nossas vidas.
      Admitamos, muitos se opõem a nós, viram nossos inimigos, por culpa nossa, sem pensar ou pensando, nós magoamos os outros, e às vezes de um jeito irremediável. Se não houver permissão para ação da misericórdia de Deus em suas vidas, alguns fecharão as portas para nós para sempre. Contudo, às vezes, tocamos, sem querer, em algum ponto nevrálgico, em alguns casos, simplesmente pelo nosso jeito de ser. Em relacionamentos assim, é bom ter muita cautela, não tentar se aproximar demais, manter uma distância sábia, para não piorar algo que não temos potência para mudar. Muitas vezes a oposição ocorre porque agimos sem sabedoria, mas em alguns casos o problema não é nosso, nunca foi, o problema é do outro, que por alguma razão, projeta em nós. Como conviver com a oposição? Visto que algumas vezes elas não resolvem e não nos resta outra saída senão conviver como mal.
      Em primeiro lugar exercendo perdão, peçamos perdão a Deus e o concedamos a nós mesmos, se o erro foi nosso, assim como peçamos perdão ao ofendido, se ouver chance para isso. Finalmente perdoemos o outro, mesmo por não nos perdoar, e é aí que está o ponto dessa reflexão. A oposição permanente existe porque alguém não quis exercer perdão, e perdão é a base do cristianismo, assim se não existir perdão, alguém não é cristão, não de verdade, pode ser um religioso, um frequentador de cultos. Em coração de convertido, de novo nascido genuíno, a oferta de perdão existe na mesma proporção que se tem consciência de tê-la recebido. Em coração de convertido há misericórdia, há porta aberta para a generosidade, há amor que não vê a si mesmo como importante demais para perdoar, mas como alguém que tem o dever de perdoar erros dos outros, já que recebeu perdão sem igual pelos próprios erros. Quem se conhece em Deus, não é duro com ninguém, ama, como foi amado.
      Algo que tem me dado forças para conviver com quem se opõe a mim, é converter o desconforto que essa injustiça cria em oração pelo opositor. Mas vejam bem, não é oração pedindo vingança, e isso acontece muito em coração de cristão herege e imaturo, nas igrejas atuais. Orar pelo opositor é primeiramente ver nele qualidades, virtudes, pelas quais temos que interceder. Ore pela família do opositor, que Deus proteja seu cônjuge, sua esposa ou se esposo, que Deus cuide de seus filhos, ore pela vida profissional dele, que Deus lhe dê prosperidade, que portas de bons negócios lhe sejam escancaradas, ore pela vida espiritual do opositor, que ele ache uma boa igreja e seja frutífero nela. O mais importante é ver no opositor, não um inimigo, não o mal, mas um ser humano, como você, com todos os direitos que você tem e merece de ser plenamente feliz.
      Isso não é uma regra, muitos opositores podem ser inimigos de fato, não só inimigos pessoais como do evangelho, com relação a esses, basta uma oração, com fé, entregando a vida deles nas mãos do Senhor e pedidino que Deus faça sua vontade em suas vidas. Nesses casos, uma oração resolve, nunca mais nos faltará paz, quando pensarmos ou encontrarmos pessoalmente tais pessoas. Todavia, muitas vezes é algo que parece que não se resolve, em dias, em meses, em anos, algo que pode durar uma vida, mas não desista. Sempre que o desconforto pela injustiça tentar dominar seu coração, quando você ver o opositor num ambiente familiar, profissional ou de igreja, ore por ele. Como já disse tantas vezes aqui no blog, cristão não tem inimigo, mas motivo de intercessão, talvez você seja a pessoa, a única pessoa, que Deus esteja levantando para lutar em oração por alguém, alguém que muitas vezes, por falta de maturidade nossa, só vemos como um opositor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário