quarta-feira, março 21, 2012

"Ele me odeia", como viver com isso?

        “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus” Mateus 5:44

Não se desgaste à toa, se alguém está se colocando como seu inimigo, sim, porque o filho de Deus não faz e nem mantém inimigos, não por iniciativa dele, são os outros que se colocam nessa posição, então, se isso estiver acontecendo com você, não lute, deixe que ele lute sozinho, não precisamos destruir ninguém para construir a nós mesmos. Também não feche a porta para quem se coloca contra você, ore por ele e espere, o mundo dá voltas e a misericórdia do Senhor está disponível a todos. Veja que isso é condição para que possamos ser chamados de filhos de Deus, conforme o texto acima.
Essa atitude, contudo, não é opcional, ela é a única saída para quem quer paz. Não se pode substituir ódio por indiferença, a única coisa que anula o ódio é o amor. Você não pode simplesmente ignorar alguém que machuca você, se fizer isso a dor voltará e você se verá numa angústia, fruto da contradição em que você se acha por sentir algo ruim por quem não merece nada de você. A libertação está no amor, isso converte a “energia” negativa que seu coração sente em “positiva” (desculpe-me por usar o termo “energia”). Amar, nesse caso, não significa viver junto, mas significa abençoar o inimigo, mesmo que ele amaldiçoe você, esse é o único jeito de se conviver com a rejeição (já refleti sobre esse assunto em outra oportunidade, mas ele é sempre relevante).
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário