quinta-feira, março 29, 2012

Lutando por amor

        “Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.”, 1 Pedro 1:22.

Somos seres que não sabem amar, decididamente é isso. Isso não é natural em nós, o amor. Gostamos de quem nos adora e isso por pouco tempo. Logo nossa predileção já se mostra frágil como flor ao vento frio de inverno. Não dura, não prevalece às fraquezas e imperfeições que todos nós temos. Amamos por conveniência, baseados em valores externos, materiais.
Faz-se necessário buscar em Deus o amor, pedir a ele, clamar mesmo, a ação de amor de Deus em nossas vidas é um milagre, e só pode existir depois que o perdão, a humildade e a ausência de qualquer interesse egoísta sejam habitantes do nosso coração. Amar dá trabalho, requer algum esforço, uma insistência, e tempo, o verdadeiro amor resiste ao tempo.
Mas apesar de tudo isso, é um mandamento fundamental do evangelho amar ao próximo, e quando se diz próximo não significa amar ao pobre e injustiçado de um país africano, muitas vezes esse tipo de amor é mais fácil, já que é direcionado para alguém distante e que pensamos ser inferior (pensamos). Difícil é amar quem está perto, quem é igual e muitas vezes nos parece superior, eu disse nos parece. Quem é mais próximo que um parente? Mais ainda, que o esposo, a esposa?
Busquemos em Deus esse amor, o que adianta-nos sermos bons cidadãos, bons chefes e empregados, bons filhos e pais, se negamos amor àquele que mais precisa, que está ao nosso lado? Quem é ele? É um pequenino de Deus, muitas vezes lutando sozinho e em silêncio. Não tem jeito, é preciso amar, caso contrário não nos cabe a denominação de cristãos. Muitas vezes não achamos nenhum motivo para nos aproximar de certa pessoa, mas existe um motivo sim, o amor, ele já basta, faz valer à pena qualquer batalha.

Seja constante o amor fraternal. Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber alguns acolheram anjos. Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se fossem vocês mesmos que o estivessem sofrendo no corpo.”, Hebreus 13:1-3.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário