sábado, março 03, 2012

Pensar é preciso

        (Evangelho X Filósofos de Plantão)

        Tenho aprendido a respeitar a visão de vida de todas as pessoas, isso porque Deus tem me ensinado que ele depositou porções de sua graça em todos. Quando digo todos estou querendo dizer todo mundo, mesmo aqueles que não são cristãos e que até se colocam como inimigos do cristianismo. Com certeza esses não oferecerão através de suas palavras uma porta direta para a eternidade com Deus, mas podem nos ensinar muitas coisas com respeito à sabedoria deste mundo, com todas as suas imperfeições e injustiças. O que ocorre é que mesmo os que não acreditam em Deus, podem ser usados por ele, inconscientemente, é claro. Assim é com muitos filósofos e cientistas, esses perdem, em suas arrogâncias, a benção de serem abençoados por suas próprias palavras, já que são cegos, mas como podem revelar sinceridade em suas reflexões sobre as trevas da alma sem Deus.
        Por isso, debaixo do temor de Deus, posso ler Platão, Dostoievski, Nietzsche, Darwin, Freud ou Sartre, entre outros, e aprender muita coisa sobre a natureza humana. No mínimo saberei a que profundidade chega o vazio do coração do homem sem Deus. Isso só me faz valorizar ainda mais o Evangelho, enxergar ainda mais sabedoria nos livros bíblicos. Isso também me ensina a ter misericórdia das pessoas, a respeitá-las, a ser paciente com elas. Foi o tempo que eu achava que uma palavra rápida e resumida seria suficiente para converter um homem a Deus, não que isso não seja possível, mas não tenho visto isso na maioria dos casos, não conversões genuínas, que duram para sempre. Isso me leva a ter dois cuidados, primeiro é com relação a como devemos abordar as pessoas que não caminham com Deus, por exemplo e para ser moderno, através das redes sociais da internet.
        "O Evangelho deve ser pregado, a tempo e fora de tempo", mas o Evangelho que deve ser pregado aos incrédulos é alimento que se dá para bebê espiritual, é o início da doutrina de Jesus. Penso que podemos ter mais cuidado com aquilo que postamos nas redes sociais para o público em geral. Muitas vezes, postando versículos bíblicos e pregações, estamos oferecendo churrasco de picanha para recém-nascidos que nem dentes têm. Mesmo o leite espiritual deve ser dosado, se não o bebê devolve. A Bíblia sempre dá os dois extremos de um princípio, no caso de "O Evangelho deve ser pregado, a tempo e fora de tempo" é "Não jogueis pérolas aos porcos". Os cristãos mais maduros podem, ou deveriam poder, entender a intimidade do andar com Deus.
        O segundo cuidado trata exatamente do outro extremo, quando começamos a ver mais sabedoria nos textos de pensadores seculares do que em Deus. Postamos Manuel Bandeira, Clarice Lispector, Érico Veríssimo, Fernando Pessoa e todos aqueles alemães e russos acordados mundialmente, citei alguns no início desse texto. Sim, como eu disse no início, aprendi a ver relevância em todo mundo, mesmo nos filósofos amadores, aquelas velhas senhoras, os homens do campo, gente humilde e de vida simples, com as mãos calejadas de trabalho pesado que tanto sabem sobre a vida nesse mundo. Mas o perigo desse extremo é quando começamos ater vergonha da Bíblia, de dizer que somos crentes, bem, só essa palavra já representa um grande estigma no mundo atual, digna de todo quanto é tipo de preconceito.
        É claro que não é todo mundo, principalmente todo cristão, que tem acesso à filosofia e à ciência, mas alguém tem que ter, já que para dialogar com incrédulos eruditos pode ser necessário tal conhecimento, veja Paulo, era doutor e como tal foi usado por Deus para fazer uma grande obra de evangelismo, tanto para cultos como para leigos. Quem é o que se acha espiritual? Quem que se diz humilde? O incrédulo ou o crente? Bem, o incrédulo lê Platão e Nietzsche e não lê a Bíblia, não com o respeito que ela merece. Nós cristãos lemos a Bíblia e podemos ler Platão e Nietzsche, podendo aprender sobre a sabedoria com todas as leituras.  
        O que importa de tudo isso? É o que diz Paulo:
        Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas.
        Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, tornei-me como se estivesse sujeito à lei, (embora eu mesmo não esteja debaixo da lei), a fim de ganhar os que estão debaixo da lei.
        Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei (embora não esteja livre da lei de Deus, mas sim sob a lei de Cristo), a fim de ganhar os que não têm a lei.
        Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns.
        Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser coparticipante dele.
        1ª. Carta de Paulo aos Coríntios 9:19-23
        Tenhamos sabedoria, é precisa orar e ler a Bíblia, muito, mas é precisa pensar, estudar, e acima de tudo respeitar o homem, não foi por ele que Jesus se deu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário