quinta-feira, março 22, 2012

"Ele me olha e eu me sinto muito mal"

        A pessoa me lança um olhar acusador e eu me sinto acusado. A pessoa sonega de mim uma virtude e eu me sinto um ladrão. A pessoa me calunia e diz mentiras ao meu respeito, acusando-me injustamente, e eu me sinto alguém ruim, que fez coisas erradas, que não sabe amar. Isso tudo sendo eu, na realidade, em minhas ações mais que em minhas palavras, alguém que se esforça para ser bom, para tratar bem as pessoas, para viver de modo correto e justo.
Muita gente toma uma atitude, diante dessa situação, dizem eles que ligam o “dane-se” (bem, não é exatamente essa palavra que é usada, mas você entendeu o que eu quis dizer). Contudo, quando a angústia pega de verdade, e tem gente que consegue nos pegar de jeito, não há atitude de indiferença ou de desprezo que funcione.
Bem, essa reflexão, originalmente, não é minha, é do pastor filósofo Caio Fábio, eu mesmo já a mencionei em outra oportunidade. Conforme o filósofo, não é a pessoa que nos irrita, mas somos nós que somos irritáveis. Não é a pessoa que faz com que nos sintamos mal, somos nós que estamos inseguros com relação a nossa paz, as nossas atitudes e posicionamentos. Veja que isso se passa no campo da subjetividade, na verdade não estamos fazendo nada de errado, mas em nosso coração nos sentimos acusados.
O bem maior que podemos ter na vida, e que Deus quer nos dar, é a paz. Podemos ter muitas coisas, mas paz de verdade é só Deus quem disponibiliza. Ter esse sentimento, essa virtude, vai além de se esforçar para fazer a coisa certa, se é só Deus que dá é a ele que devemos pedir. A paz é resultado, em primeiro lugar, de um perdão, pleno e coeso, funcionar em nossa existência. Sem perdão não há paz, é só o perdão que desinstala de nosso ser a angústia de se estar acusável. Já falei de todos os tipos de perdão na postagem Viva o perdão, se puder confira.
Contudo, é muito importante que aceitemos que Deus, através do perdão, muda nosso ser. É de suma importância que tomemos posse da certeza de que em Jesus somos novas criaturas e que nada e nem ninguém pode nos acusar do contrário. Precisamos entender e se apropriar do fato que Deus e a obra que ele faz em nós é maior que qualquer pessoa, qualquer acusação, qualquer passado ou qualquer fraqueza. ”Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.” (Romanos 8:33).
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário