quarta-feira, março 14, 2012

Aguardo justiça de Deus

        “Quebra os dentes deles, ó Deus; arranca, Senhor, as presas desses leões!
Desapareçam como a água que escorre! Quando empunharem o arco, caiam sem força as suas flechas!
Sejam como a lesma que se derrete pelo caminho; como feto abortado, não vejam eles o sol!
Os ímpios serão varridos antes que as suas panelas sintam o calor da lenha, esteja ela verde ou seca.
Os justos se alegrarão quando forem vingados, quando banharem seus pés no sangue dos ímpios.
Então os homens comentarão: "De fato os justos têm a sua recompensa; com certeza há um Deus que faz justiça na terra".”
Salmos 58:6-11

Existe uma falsa espiritualidade no homem contemporâneo, consequência do “cristianismo” católico e mesmo protestante que ensinou durante muito tempo que ser espiritual era castigar a carne e sofrer privações carnais, entenda-se como carne os instintos e desejos do corpo, da parte material do ser humano, como, e principalmente, a gula e o sexo. Mas não é sobre gula e sexo que quero falar, existem outras reações que o homem tem, como consequência de faltas ou agressões que sofre, que também são reprimidas, com a desculpa de que são erradas, são pecado.
Essas tendências escravizam muitos cristãos à culpa, pois eles as sentem com todas as suas intensidades, mas acreditam que não são legítimas de serem experimentadas por aqueles que são espirituais. A consequência é uma angústia, vinda de uma disposição que não pode ser solucionada. Não existe solução justamente porque não é um problema, o cristão tem, sim, o direito de sentir certos impulsos, o fato de senti-los não é pecado.
Podemos nos irar, mas não pecar por causa disso, podemos não gostar de certas pessoas e por isso não ter um convívio mais íntimo com elas, sem deixar de amá-las e querer o bem pra elas, podemos desejar vingança contra pessoas que foram injustas contra nós, sem que façamos justiça com as próprias mãos ou vivamos incomodados com essas pessoas.
Acredito que a resposta seja justamente essa, temos direito de sentir disposições negativas, mas isso não pode ser a engrenagem que mova nossa alma, não podemos passar os dias esperando que essas disposições aconteçam, não podemos atrelar incondicionalmente a nossa paz às respostas para essas disposições. Elas devem ser entregues nas mãos de Deus e então, em paz, devemos aguardar que Deus aja.
Negar o desejo de vingança, a dificuldade para gostar de certas pessoas, a ira implacável que toma conta do nosso coração, reprimir esses sentimentos, tentar vencê-los com as nossas forças, só nos fará mal, poderá causar até doenças. Temos o direito, sim, de sentir tudo isso, como temos o direito de pedir a Deus que aja em nosso favor. Depois disso, contudo, devemos aguardar em paz, com a alma repleta de consolo e de amor, já que agora o problema não é mais nosso, mas de Deus, e Deus sempre luta pelos seus filhos.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário