terça-feira, março 13, 2012

Paciência

        Saber esperar, descansar as emoções, não permitir que elas tenham controle sobre as ações, acalmar o mar revolto de expectativas e desejos que agitam a alma, não ser impulsivo, não buscar uma solução rápida para a angústia acumulada no coração, eis aí um grande desafio, principalmente para o homem moderno. Sim, porque numa época em que a comunicação é feita e a informação é acessada em tempo real, através da internet e da telefonia celular, ninguém quer esperar, ninguém precisa esperar. Mas calma, mesmo com essas ferramentas disponíveis, não é exatamente assim que funciona o ser humano.
Nós precisamos de tempo, é só assim que a alma humana pode ser eficazmente aperfeiçoada, uma resposta rápida pode fazer mais mal do que bem, mas quem quer esperar? Até um evangelho falso é vendido por aí, dizendo oferecer respostas mágicas e rápidas para crentes superficiais e preguiçosos, usando como desculpa uma prosperidade total e milagres sem limites, que o contexto total da Bíblia nunca prometeu. Ansiosos, saímos comprando tudo que há pela frente, roupas, sapados, carros e toda a sorte de badulaques eletrônicos, tão sedutores no mundo contemporâneo. O resultado é que gastamos o que não temos e nunca ficamos satisfeitos. Falamos sem pensar, agimos sem raciocinar, sentimos e logo queremos fazer, buscando resolver nossa tenção, mesmo que seja com o acorde errado, usando uma linguagem musical. O resultado é que nossa vida se torna uma canção feia, pobre, sem harmonia, que machuca os ouvidos de quem ouve.
Não, aprender a executar paciência não é coisa fácil, podemos passar anos trocando os pés pelas mãos até que consigamos esperar. Quando esperamos, achamos o acorde certo, a música fica bela, original, quando se espera encontramos o melhor, o ideal, que faz-nos sentir realmente especial. O encontro, após a espera pacienciosa, é completo, satisfatório, diferente de quando agimos sem paciência que termina rápido, assim como começou, atropelando nossa vida e deixando-nos ainda mais agoniados. O que se obtêm com a paciência permanece para sempre, mais ainda, fica melhor com os anos.
Mas o mais importante de tudo o que acontece quando se é paciencioso, é que podemos experimentar uma autêntica ação de Deus, e Deus agindo, ah, é sempre maravilhoso, perfeito. Sim, porque conseguir esperar, só é possível com a ajuda do Espírito Santo, através de oração e de luta, de novo entendemos a ação cíclica de Deus, a benção começa e se encerra nele. Cuidado, não tente começar algo sozinho e depois jogar o processo em cima de Deus, também não comece com Deus e depois tente finalizar sozinho. Conheça, pela fé, o que Deus quer pra você, então espere com a ajuda da força dele, se assim proceder no final a benção virá de Deus e será esplêndida.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário