domingo, setembro 15, 2013

Admita o erro e assuma responsabilidade por ele

O que nos impede de parar de errar é o fato de não admitirmos a existência do erro, o que nós usamos para nos isentar da responsabilidade pelo erro é a invenção de justificativas que tivemos para cometer o erro e continuar cometendo-o.
Admitir o erro simplesmente pelo fato de errar é a sinceridade que pode nos conduzir a parar de errar, contudo, nós somos doutores no que se refere a inventar justificativas, e é claro que a maioria dessas justificativas coloca a culpa dos nossos erros em outras pessoas, em situações que nós somos vítimas passivas, e nunca agressores ativos.
Vidas inteiras são construídas em cima dessa mentira, casamentos são feitos e desfeitos, famílias são destruídas, ministérios são desprezados, amizades reais são menosprezadas, oportunidades financeiras e profissionais únicas são perdidas, relacionamentos de todas as espécies são quebrados.
Quanto sacrifício, quanta religiosidade legalista se vive simplesmente para não se dizer o óbvio e mais simples: “desculpe-me, eu errei, fiz porque quis e a culpa não é de ninguém a não ser minha, agora eu não quero errar de novo”. Não, a perfeição não está em não errar, mas em admitir o erro, o perfeito é o que mais pede perdão, e é claro, o que se prontifica a não mais errar depois de assumir a responsabilidade pelo erro que fez.

 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário