quinta-feira, setembro 05, 2013

Você sabe realmente o que é CURA INTERIOR?

O termo “cura interior” ficou mais conhecido no meio evangélico brasileiro nos anos 1990, é refere-se a uma ótica cristã de ferramentas de cura psicológicas. A cura interior tem como objetivo a cura da relação que temos com a gente e com as pessoas. Ela atua na relação de nossa personalidade com o grupo social. Questões como autoestima, complexo de inferioridade, perdão, fobias e ansiedades, são tratadas à luz da Bíblia, através da atuação do Espírito Santo.
É claro que tudo está ligado, tanto na área espiritual quanto na área psicológica, existem relações de causas e feitos em ambas as áreas, o diabo se aproveita das fraquezas e fracos, nós damos ouvidos ao diabo. Contudo, cura interior vai além do expulsar do demônio pela fé no nome de Jesus. O inimigo sai com a palavra de autoridade e mantêm-se distante com uma vida de fidelidade, mas a alma, a psique precisa de um processo de cura que pode demorar muito mais.
O fundamento da cura interior é o perdão, que se manifesta em três esferas: perdão que se recebe de Deus pelos pecados cometidos contra Deus, contra si mesmo e contra os outros, perdão que se dá a si mesmo, também pelos pecados cometidos contra todos, e perdão que se dá aos outros, pelos pecados que os outros cometeram contra nós. Assumir as culpas é a base madura e humilde para a cura, já que são as culpas que distorcem a visão que temos de nós e dos outros, e como consequência cria complexo de inferioridade em nossos corações.
Já refletimos sobre isso aqui no blog uma vez, mas repedindo, não existe complexo de superioridade, existe apenas complexo de inferioridade. O que muda é a maneira como se reage ao complexo: intimidando-se, e portanto se colocando como inferior, ou agredindo, tentando se colocar como superior, as duas maneiras são formas de se vencer, equivocadamente, um complexo de inferioridade, uma agride a si mesmo e a outra ao outro.
Outro fundamento da cura interior é a autoaceitação, que leva a uma visão honesta de si mesmo, aceitando os limites e satisfazendo-se com os pontos fortes. Essa visão faz com que nos sintamos felizes com o que somos e com o que podemos alcançar com o que somos. Felizes, respeitaremos as características diferentes dos outros, tantos os limites como pontos fortes, não nos achando arrogantemente melhor e nem humilhantemente inferior. A visão honesta de si e dos outros leva a uma vida equilibrada e satisfatória.
Apesar de usar ferramentas psicológicas, o processo da cura interior só é possível através da atuação do Espírito Santo, feita não somente com inteligência e autoconhecimento, mas com muita oração e fé, já que a cura é da alma e do espírito. Bem, essa reflexão foi apenas uma introdução ao assunto, cura interior precisa ser uma prioridade das igrejas, mas é desprezada por muitos porque é um processo e como tal custa tempo e trabalho. Cura interior é um milagre de Deus, mas que leva mais tempo que uma disposição de fé feita durante um culto especial, sem amor e paciência ela não pode ser operada.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário