quinta-feira, março 21, 2019

Conhecimento, sentido, força e paz

      “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus.Colossenses 1.9-10

      Apesar do nosso espírito ter acesso direto e irrestrito (ou mais ou menos irrestrito) à graça de Deus, nossa alma, que sente e pensa essa graça e que depois move nosso corpo, é indireta e restrita. Indireta porque muitas coisas podem atrapalhar a comunicação entre espírito e alma, restrita porque a alma é limitada, retém alguma graça que logo se encerra no que sentimos e pensamos. Esse é o motivo que faz com que mesmo que tenhamos uma experiência maravilhosa com a presença de Deus, através de oração e adoração, no domingo à noite, na segunda-feira à tarde já estarmos desanimados e vazios. 
      A primeira solução é não viver somente pelo que o coração sente ou pelo que a mente pensa, mas viver pela confiança num Deus que nunca muda e é sempre fiel. Contudo, não somos seres frios e robóticos, necessitamos das sensações e das meditações da alma, isso é o que nos faz sentir vivos, Deus sabe disso e sempre nos consola enchendo nossa alma de esperança e alegria. Uma segunda coisa, todavia, é importante para que em longo prazo tenhamos uma vida satisfeita, é saber a vontade de Deus para nossas vidas. Quando sabemos o que fazer achamos sentido na existência, nos sentimos úteis, nessa consciência achamos forças para seguir, nessa motivação há paz e em paz conseguimos fazer o que temos que fazer. 
      Esse loop ocorre de quando em quando, busca, conhecimento, sentido, fortalecimento, paz e execução, assim, se você está se sentindo sem paz, é porque está sem força. Não temos forças quando achamos que nossas vidas não têm sentido, a falta de sentido acontece quando não sabemos o que fazer. Dessa forma, de quando em quando é preciso buscar a Deus de uma maneira especial para saber a agenda do Senhor para nós, caso contrário tudo o mais não terá sentido e nós não nos sentiremos fortes e em paz. Sim, o homem precisa estar em atividade, deve aprender a não depender só dela para ter paz, mas precisa entender que fazendo o que Deus quer a vida não fica vazia e nós vemos sentido nesta breve mas tão intensa existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário