sexta-feira, março 29, 2019

Quem não quer fazer, não pergunte

      “Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.” “E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim. Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão.” Daniel 12.3-4, 9-10

      Tem crente que quer saber a vontade de Deus para sua vida, mas não quer fazer essa vontade. Alguns cristãos perguntam, oram, jejuam, não perdem um culto, movidos por temor a Deus? Por fidelidade ao Senhor? Pela consciência que Deus tem o melhor para eles? Nesse caso não, se assim fosse depois de Deus falar, eles prontamente obedeceriam. Homens assim são movidos só pela curiosidade espiritual, curiosidade que todo ser humano tem, pelo mundo espiritual, pelos mistérios eternos e invisíveis. Dessa forma depois de terem a resposta, param de buscar, e como não obedecem estacionam no caminho do evangelho, não crescem. Muitos desses, depois de um tempo, ficam curiosos de novo, e tornam a buscar, querendo agora uma resposta diferente da primeira, quem não obedece se entedia, está sempre insatisfeito e a busca de “mistérios”. Principalmente as igrejas pentecostais estão cheias de curiosos, muitas vezes buscando a mesma coisa que buscaram em esoterismos. 
     Isso é muito perigoso, depois que Deus dá a mesma resposta, já que Deus não muda, os desobedientes acham que não tiveram resposta nenhuma, pois não sentem prazer no que lhes foi respondido, isso pode levá-los a buscar respostas, “mistérios”, na heresia, continuando ainda em igrejas chamadas evangélicas, cristãs, ainda que com doutrinas estranhas. Mas num desvio mais extremo, achando que a culpa é de Deus, que é ele que não está respondendo, ou respondendo de um jeito não aprazível aos seus ouvidos, os tais rebeldes podem buscar respostas em outras religiões, no ocultismo, no diabo, seria melhor para esses nem questionarem, assumirem que não querem obedecer e ficarem como estão. Quem não quer fazer, que não pergunte. Não pense que isso está longe de acontecer comigo ou com você, o ser humano sente prazer em novidades, em “mistérios”, ele é essencialmente um curioso, principalmente na espiritualidade, mas ser curioso espiritual não é ser espiritual, é só ser curioso. 
      Vivemos tempos de muito e acessível conhecimento, em todas as áreas, na científica e também na bíblica, basta entrar numa loja de livros evangélicos para ver a quantidade de Bíblias comentadas, de versões, direcionadas para mulheres, homens, empresários, jovens, crianças, e assim vai. Mas isso significa que os cristãos, tendo tanto conhecimento bíblico, obedecem à palavra? Não, mesmo com tanto conhecimento e com tantas igrejas, com a religião protestante evangélica alcançando muita gente, principalmente no Brasil, pouco se vive do evangelho primitivo e verdadeiro. A prova disso é que o Brasil com tantos cristãos em igrejas tem sido devastado com criminalidade, tráfico de drogas, corrupção de políticos, doutrinamento de ideologias inimigas do cristianismo, mesmo a natureza tem cobrado do Brasil pelo descuido com matas, rios, flora e fauna. Não, o conhecimento intelectual, por si só, não salva, não cura, não liberta, talvez devamos querer saber menos e praticar muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário