sábado, março 23, 2019

Seja aprovado!

      “Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.Tiago 1.12-14

      Tiago fala de duas coisas diferentes no texto acima, vou inverter a ordem e falar em primeiro lugar sobre um segundo tipo de tentação, a última no texto. Essa é uma tentação mais óbvia, aquela que passamos todos os dias, que nos é imposta pela nossa carne. Em Deus não há mal, assim se o mal nos tenta, ele vem de outro lugar, nós somos salvos e recebemos o Espírito Santo, isso transforma nosso espírito, mas nosso corpo e nossa alma continuam sensíveis e sucesptíveis às mesmas tentações que têm os não salvos e sem o selo do Espírito. A diferença é que os não salvos não conhecem referência melhor de virtude que não seja a de sua própria natureza, assim, além de serem limitados estão escravos de si mesmos, do mundo e do diabo. O salvo experimentou a referência excelente do Espírito Santo, essa experiência muda nossas vidas, nos faz conhecer a verdade maior, quem prova isso pode até fazer escolhas temporárias ruins, pecaminosas, mas sempre volta ao refúgio do Espírito Santo. Eu creio que o salvo nunca se perde, mesmo que passe por momentos difíceis, mesmo em pecado, mesmo longe do convívio de igrejas. 
      Gostaria, contudo, de refletir sobre a primeira parte do texto acima, onde podemos interpretar um outro tipo de tentação, que podemos provar levados por Deus. Essa é uma provação diferente, não igual à diária, e que nos conduz a uma mudança de vida, a uma passagem de fase, a um crescimento espiritual. Jesus passou isso em sua provação no deserto, veja que o texto diz “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” (leia todo o texto de Mateus 4.1-11 para melhor entendimento), o diabo o tentou, mas Deus mandou que Jesus se expusesse a essa tentação. É importante que se diga que ninguém pode provar uma tentativa como essa, só Cristo a experimentou, nenhum de nós tenhamos a presunção de achar que somos tentados nesse grau. Não foi homem, o mundo, nem demônios que tentaram Jesus, mas um ser espiritual poderoso do mal, no nível de arcanjo, de chefe de potestades, e não poderia ser diferente com aquele que salvou a humanidade da morte eterna. Nessa tentação foram oferecidas riquezas que homem comum não resistiria, não só materiais como espirituais.
      Mas que tentação nós, homens comuns, somos conduzidos pelo Espírito Santo para sermos tentados? Não são as tentações que nos deixam aparentemente mais fracos, as que tentam nosso lado mais baixo, mas as que nos deixam aparentemente mais fortes, as que tentam aquilo que temos de melhor. Esse tipo de tentação pode ocorrer depois que passamos um tempo de vitória, onde ficam estabelecidos nossos fundamentos, nossos valores, por isso o diabo é autorizado a confrontar isso, a ver até que ponto confiamos mais no que somos que em Deus. Quando confiamos em nós, agradamos ao nosso ego, deixamos a vaidade nos dominar, queremos aparecer como superiores. Veja que foi nisso que Jesus foi tentado, a assumir sua posição espiritual de Deus e de sair daquele deserto alimentado, empoderado, honrado e satisfeito, mas não do jeito que Deus queria para ele naquele momento, um jeito que o prepararia para a sua maior e final missão. 
      Quando caímos na tentação de ter uma vitória rápida, abrimos mão do plano maior que Deus tem para nós, deixamos de entender que a vitória do momento, conforme a vontade de Deus, é só uma preparação, um degrau, não o final que nos espera acima no fim da escada. Não é mais fácil ser aprovado nesse tipo de tentação, já as tentações diárias de todos nós, com os prazeres fáceis da carne, o adultério, os vícios, a ira, são bem mais fáceis de serem vencidas. Mas dessas, o sangue de Jesus nos purifica, enquanto que a outra, se não recebermos aprovação do Senhor, pode nos atrasar por muito tempo, e entenda, enquanto que as diárias sempre existirão, as tentações especiais são como exames se vestibular, acontecem só de vez em quando. Se houver reprovação, um longo tempo de “cursinho” terá que ser usado para nos preparar até que sejamos submetidos a um novo “vestibular”. Repetir demais nas provas de Deus pode não cansar a Deus, Deus não se cansa, mas pode nos levar a uma condição de exaustão emocional que nos impeça de tentar de novo.
      O mais trágico, contudo, é que muitos que insistiram em agradar a si mesmos não resistindo a provações especiais, não tiveram de Deus uma nova chance de prova e de consequente aprovação, foram condenados a viverem em Deus, como salvos, mas longe do centro do plano do Senhor para suas vidas. Esses são os servos frustrados, os pastores sem ovelhas, os profetas que têm muito a dizer, mas que não tem quem os ouça, esses vagarão solitários e tristes entre as nações sem nunca encontrar terras que sejam suas. Não queiramos esse destino, antes nos humilhemos diante de Deus, nos calemos diante dos homens, resistamos à pressa e à vaidade, o sacrifício de um momento. Por mais difícil que seja, pode representar uma grandiosa vitória, uma maravilhosa honra, e a oportunidade de ser usado por Deus de forma única, surpreendente, usando o nosso melhor para a glória do Senhor. Encerro com um texto importante para a minha chamada ministerial, texto que me consola quando preciso me calar e obedecer para ser aprovado, resistindo à pressa e à vaidade.

      “E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o Senhor. E arrebatar-te-ei da mão dos malignos, e livrar-te-ei da mão dos fortes.” Jeremias 15.20-21

Nenhum comentário:

Postar um comentário