terça-feira, março 26, 2019

Promessas para a outra vida

      “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14.1-3

      Por mais espirituais que queiramos ser ou parecer, somos cristãos muito materialistas, tendenciosos, principalmente para interpretar promessas bíblicas. Queremos o cumprimento de muitas promessas que lemos na Bíblia aqui e agora, neste mundo, e se possível com gente nos aplaudindo e muito dinheiro em nossas contas bancárias. Não foi isso que Jesus ensinou de fato, precisamos ter maturidade para entender e aceitar que muitas, muitas honras, reconhecimentos e posições, só teremos na outra vida, na eternidade, no céu. Muitas injustiças sofremos e continuaremos a sofrer até o fim, muitas faltas temos e será assim até o fim, aliás isso não é desmérito, mas sinal que não somos desse mundo, por isso não somos aprovados por ele, nem ele se sente na obrigação de ser agradável a nós.
      Os cristãos dos primeiros séculos entendim isso melhor, mas à medida que o tempo passou, que o cristianismo se tornou religião oficial, a religião cristã foi se tornando materialista e imediatista, aliás uma característica da espiritualidade ocidental. Enquanto os orientais sacrificam-se fisicamente para serem espirituais neste mundo, negando a carne, tentando antecipar a vida pura no espírito que terão no outro mundo, os ocidentais querem ser espirituais para vencerem a matéria aqui e terem alguma vantagem também aqui, não pensam, na prática, na eternidade. Os ocidentais fazem jejum, negam os apetites carnais, mas para obterem um favor material de Deus, para terem um bom casamento, um bom emprego, prosperidade financeira. A espiritualidade oriental abenega-se a este mundo físico, isso não salva, mas é uma lição que o cristão salvo por Jesus deveria aprender.
      Assim, tenhamos cuidado em como interpretamos versículos como João 14.12, “na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai”, não achemos que o nível mais alto de espiritualidade é fazer milagres, sinais, prodígios e maravilhas. Jesus fazia tudo isso com um objetivo, ensinar a verdade do evangelho, a exclusividade da salvação em seu nome, a realidade do único Deus na vida dos que nascem de novo, ele não fazia milagres para beneficio pessoal e material. Os que entendem de verdade o evangelho veem prioridade nos valores espirituais, nas virtudes morais, e com certeza os que atingirem tal espiritualidade capaz de fazer milagres, e me refiro a genuínos milagres do Espírito Santo de Deus, fatalmente sofrerão as mesmas perseguições que o mestre Jesus sofreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário