quarta-feira, março 27, 2019

Jesus é diferente, e ponto!

      “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.Isaías 57.15

      Preciso repetir isso, e assim farei até o fim, Jesus é diferente! Já refletimos sobre isso aqui (veja no link A simplicidade do Evangelho, por exemplo), mas sempre que oro e sou curado, essa verdade brilha forte em meu coração e me faz querer gritar isso pro mundo. Mesmo que o cristianismo fosse só mais uma religião, mesmo que tudo o que diz esoterismos, espiritismos e outras filosofias e magias metafísicas sobre o universo, sobre o homem e sobre Deus, fossem verdade (mesmo que sejam, em alguma instância...), ainda assim há um poder em invocar o nome do Deus único e verdadeiro através da intercessão exclusiva de Jesus, poder que não existe em nenhum outro lugar, outras coisas, outros homens ou outros deuses.
      A diferença está no fato que Jesus, buscado da maneira correta, conforme o novo testamento bíblico, muda nossas vidas na prática, liberta-nos de vícios, tira nossas culpas, permite-nos que perdoemos as pessoas e a nós mesmos, enfim, dá-nos a paz lúcida e que permanece. O evangelho faz tudo isso de maneira simples, inteligível por qualquer pessoa em qualquer lugar e em qualquer tempo. Por essa razão, mesmo com tantos desvios doutrinários, com tanta manipulação de homens em busca de poder, as religiões cristãs conquistaram uma parte importante do mundo ocidental e que manda, ainda, na política e economia do planeta, não podemos negar essa relevância.
      Sim, repito, a Igreja Católica manteve essa parte do mundo numa era das trevas, principalmente científica, por muito tempo, dominou a ferros, perseguiu e matou. O protestantismo assim como as igrejas evangélicas atuais também não são tão melhores, se tivessem tempo, e eu penso que não terão, fariam a mesma dominação de homens sobre homens no mundo, com finalidades materiais. Mas também não arrogue as outras religiões pureza de intenção, tudo o que o homem toca corrompe-se, ainda que a teoria seja maravilhosa, a prática entra em desincronia com ela a partir do momento que o primeiro ser humano que a recebe tenta praticá-la, e quando o segundo a recebe o primeiro tenta dominá-lo através da religião.
      Mas Jesus sempre será diferente e imaculável, não o dos crucifixos, da teologia protestante ou dos “milagres” pentecostais, mas aquele que nasceu, viveu e morreu santo, que ressuscitou e está à destra de Deus intercedendo pelos verdadeiros filhos do Altíssimo. Eu sei, porque provo essa verdade todos os dias, porque depois de conviver com ela por mais de quarenta anos ainda me surpreendo com a novidade de vida que Jesus me dá, com a esperança em Deus que me renova todos os dias, com a clareza de como o Espírito Santo me fala e que através de uma simples frase no meu coração me tira do poço mais profundo de trevas e confusão e me coloca num lugar alto, seguro e tranquilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário